MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa também responde por homicídio cometido por funcionário
Homicídio

Empresa também responde por homicídio cometido por funcionário

A reparação a familiares foi fixada em R$ 480 mil.

Da Redação

domingo, 20 de agosto de 2023

Atualizado em 22 de agosto de 2023 09:55

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento em parte a recurso e reconheceu a responsabilidade solidária de estabelecimento comercial por homicídio cometido por funcionário durante o expediente. A indenização por danos morais aos familiares da vítima totaliza R$ 480 mil, conforme determinação da 42ª vara Cível central de São Paulo.

Consta nos autos que o acusado trabalhava como orientador de público em uma padaria e se desentendeu com algumas clientes em razão do barulho. Posteriormente, o irmão de uma das garotas foi até o local com o objetivo de tirar satisfação, momento em que o requerido pegou uma faca e durante a alteração matou o rapaz.

 (Imagem: Freepik.)

Empresa indenizará solidariamente por homicídio cometido por funcionário.(Imagem: Freepik.)

O relator do recurso, desembargador Donegá Morandini, destacou que a empresa falhou na prestação dos serviços e deve responder solidariamente em relação à obrigação de reparar o dano.

"A ação do réu foi no exercício do trabalho que prestava para a sua empregadora à época, sendo que cometeu o homicídio em razão dessa condição. Chama a atenção, nesse particular, a passividade de parte dos colaboradores da empresa ré em assistirem passivamente o réu se apossar de uma faca e não tomarem qualquer atitude junto à gerência do estabelecimento."

Ademais, o magistrado também afirmou que o funcionário, "agiu no desempenho das atribuições que desempenhava na sua empregadora e que, como visto, foi no efetivo desempenho delas, é que cometeu o homicídio, valendo-se, inclusive, de uma faca do próprio estabelecimento."

Os desembargadores Viviani Nicolau e Carlos Alberto de Salles completaram a turma julgadora.

O tribunal omitiu o número do processo.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas