MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Douglas Alencar fala da interpretação constitucional das regras trabalhistas
20 anos do Código Civil

Ministro Douglas Alencar fala da interpretação constitucional das regras trabalhistas

Segundo S. Exa., os novos contratos de trabalho em que a autonomia individual tem sido enfatizada estão sendo chancelados de forma sistemática pelo Supremo.

Da Redação

sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Atualizado em 20 de agosto de 2023 22:50

Em entrevista a TV Migalhas, durante o congresso "20 anos do Código Civil: Avanços e Novos Desafios - Homenagem ao ministro Paulo de Tarso Sanseverino", ministro Douglas Alencar Rodrigues, do TST, destacou que o Supremo tem validado novas formas de organização do trabalho, nas quais prevalece a autonomia individual.

"São contratos autônomos firmados por advogados, médicos, cooperados, transportadores autônomos de carga, que tem sido problematizados na Justiça do Trabalho e o Supremo tem, enfim, emprestado validade a esses contratos, contrariando, em muitos casos, a nossa jurisprudência trabalhista."

Acerca do tema do Congresso, S. Exa. ressaltou que Código Civil tem sido aplicado com bastante intensidade no julgamento de ações e recursos trabalhistas. "Fundamentalmente nós discutimos aspectos ligados a boa-fé objetiva na celebração e execução de contratos de trabalho, mas há um campo em que o Código Civil reclama um olhar mais criterioso no que diz a responsabilidade objetiva e subjetiva em aspectos ligados a infortunística do trabalho."

O ministro destacou que o Supremo, em sua visão, acertou ao entender ser compatível com o Direito do Trabalho a responsabilidade objetiva. Segundo ele, no entanto, é preciso estabelecer critérios sobre quais seriam as atividades gravadas com maior risco acidentário. 

Na fala, o ministro também lembrou que o Direito do Trabalho se edificou a partir de uma ideia importante, que é a proteção. Contudo, hoje, com a inteligência artificial, surgiram novas formas de organização do trabalho e, assim, uma maior autonomia dos trabalhadores para a execução de suas atividades.

Assista ao vídeo:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas