MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula indica Daniela Teixeira ministra do STJ
Nomeação | STJ

Lula indica Daniela Teixeira ministra do STJ

Com 27 anos de advocacia, Daniela tem em seu currículo histórico de luta pelos direitos das mulheres.

Da Redação

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Atualizado em 30 de agosto de 2023 09:03

O presidente Lula indicou nesta terça-feira, 29, a advogada Daniela Teixeira para ministra do STJ. Ela ocupará vaga aberta na Corte destinada a membro da advocacia.

Ela agora passará por sabatina no Senado Federal e, após aprovação, será nomeada pelo presidente da República.

Em post no Twitter, a primeira-dama Janja se disse contente com a indicação de Daniela Teixeira para o STJ. "Como tenho dito com frequência, é extremamente importante que mulheres ocupem cada vez mais espaços de decisão e poder. Parabéns, Daniela!"

Currículo

Daniela Teixeira é natural de Brasília/DF e tem 51 anos. Destes, 27 anos foram dedicados à advocacia.

É formada pela UnB - Universidade de Brasília (1996), tem pós-graduação em Direito Econômico e das Empresas pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (1998) e mestrado profissional em Constituição e Sociedade pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público (2020).

Foi conselheira Federal da OAB, pelo Distrito Federal, nas gestões 2010/12 e 2019/21. Ainda na Ordem, foi diretora secretária-geral da OAB/DF de 2013/15 e vice-presidente de 2016/18.

Integrou comissões de juristas da Câmara dos Deputados, participou da elaboração do anteprojeto da nova lei de improbidade, da nova lei do Estado Democrático de Direito e da nova lei de lavagem de dinheiro.

Em 2019, Daniela Teixeira foi indicada pelo STF, por unanimidade, para compor o TSE na categoria jurista.

Daniela Teixeira é autora da lei 13.363/16, que concede direitos às advogadas grávidas, adotantes e lactantes, como suspensão de prazos e preferência em audiências. A lei foi denominada com o nome de sua filha: Lei Julia Matos, cuja história foi a inspiração para o projeto de lei.

 (Imagem: Divulgação)

Daniela Teixeira é indicada ministra do STJ.(Imagem: Divulgação)

Láureas

Por sua luta no combate à violência doméstica, especialmente por mutirões de audiências, realizados em parceria entre a OAB, o CNJ e o STF, a advogada foi homenageada pela Câmara dos Deputados no Congresso Nacional com a maior honraria dedicada às mulheres, a Medalha Mulher Cidadã Carlota Pereira de Queirós, em 2017.

Também recebeu o Troféu Mais Mulheres na OAB, do Conselho Federal da OAB, pelo trabalho de inclusão das advogadas no sistema OAB (2016), e a Medalha Myrthes Gomes de Campos da OAB/DF (2022) pela implementação da paridade de gênero nas eleições da OAB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas