MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PG cria ferramenta com Open AI para automatizar tarefas jurídicas
Tecnologia

PG cria ferramenta com Open AI para automatizar tarefas jurídicas

Recém-lançada pelo PG Advogados, ferramenta é integrada à sistema de gestão de processos para entregar mais agilidade, eficiência e estratégias de negócios aos clientes.

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Atualizado às 17:01

A implementação de inovações tecnológicas avança no meio jurídico, com o objetivo de otimizar suas demandas e gerar novas oportunidades de negócios para seus players. É o caso do PG Advogados, plataforma de serviços jurídicos em São Paulo, que criou uma ferramenta para automatizar tarefas administrativas através da API da Open AI. "Com acesso direto a esta tecnologia de IA generativa, conseguimos gerar valor nas entregas jurídicas em todas as frentes do escritório, como contencioso, contratos e consultivo, automatizando tarefas, acelerando análises de documentos, permitindo aos advogados que atuem com mais velocidade, assertividade, qualidade e focados nos resultados estratégicos dos clientes", explicou Gustavo Coelho, head de Tecnologia, Inovação e Legal Ops do PG.

O especialista atesta que a ferramenta, baseada nas últimas versões do GPT da Open AI, está pronta para apoiar os profissionais a aprofundarem suas análises e atuarem cada vez mais de forma mais estratégica, utilizando os insights e as informações que a tecnologia proporciona, além de automatizar os processos que mais demandam no escritório.  

Para se ter uma ideia, uma das atividades que está sendo apoiada por esta tecnologia, que é a leitura inicial de novos processos pelos advogados, realizada de maneira manual levaria cerca de cem minutos diários do profissional para ser concluída. Agora, existe a expectativa de economizar dois mil minutos mensais desses advogados que podem, então, desempenhar tarefas mais estratégicas, aumentando a eficiência operacional do escritório em até 500%.

"A nossa expectativa é, de fato, garantir mais agilidade, segurança e estratégia aos processos, mas o foco central é eficiência, assertividade e qualidade, permitindo que nossos advogados atuem com visão estratégica para entregar aos clientes insights e informações estruturadas que façam sentido aos negócios deles", comentou Coelho.  

A nova ferramenta foi incorporada ao Brainlaw: Gestão Jurídica Corporativa, sistema de gestão de processos do PG Advogados que soma quatro anos de operações no mercado e já apresenta bons resultados. A iniciativa é mais um projeto da unidade de negócios do escritório denominada Legal Everyday Optimization (LEO), que unifica as equipes de Inovação, Tecnologia e Legal Ops para entregar soluções modernas e consistentes aos clientes, a fim de otimizar as tarefas do mundo jurídico.

"Os departamentos jurídicos enfrentam uma das maiores transformações das últimas décadas, bastante impulsionada pela digitalização e busca constante por eficiência e novas tecnologias. Nesse contexto, os players precisam ser cada vez mais ágeis e eficientes para se manterem competitivos, pró-business e geradores de valor para seus negócios, e é isso que fazemos. Esse é o começo de uma série de produtos que serão lançadas no decorrer do ano envolvendo IA Generativa", finalizou Gustavo Maganha, Gestor de Tecnologia & Inovação do PG Advogados.

 (Imagem: Divulgação)

Gustavo Coelho, head de Tecnologia, Inovação e Legal Ops, e Gustavo Maganha, gestor de Tecnologia & Inovação. (Imagem: Divulgação)

PG Advogados