MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ingo Sarlet participa de colóquio ambiental no STF
Justiça Climática

Ingo Sarlet participa de colóquio ambiental no STF

“Colóquio Internacional sobre Justiça Climática e Democracia” foi presidido pela ministra Rosa Weber e ocorreu entre os dias 11 e 12/9.

Da Redação

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Atualizado às 21:58

Nesta semana,  o advogado constitucionalista Ingo Sarlet (Ingo Wolfgang Sarlet Consultoria Jurídica) participou do "Colóquio Internacional sobre Justiça Climática e Democracia", presidido pela ministra Rosa Weber, no STF.

Ingo Sarlet participa de colóquio ambiental no STF (Imagem: Divulgação Ingo Wolfgang Sarlet Consultoria Jurídica)

Ingo Sarlet participa de colóquio ambiental no STF(Imagem: Divulgação Ingo Wolfgang Sarlet Consultoria Jurídica)

O evento, que ocorreu dia 11 e 12/9, ofereceu um espaço de debate sobre formas da Justiça Climática se relacionar com temáticas como direitos humanos, democracia, minorias e responsabilidade intergeracional.

O professor titular de Direito Constitucional da PUC/RS, esteve presente na penúltima mesa, que tratou do tema Justiça Climática e Democracia e foi presidida pela ministra aposentada do STF, Ellen Gracie.

Ingo Wolfgang Sarlet, primeiro painelista, afirmou que desastres ambientais como os dos últimos dias aumentam de forma considerável o número de refugiados ambientais, o que acarreta desestabilização geopolítica e até mesmo risco de guerras por recursos naturais como água.

Apesar do cenário desafiador, Sarlet destacou avanços importantes do Judiciário nas matérias ambientais. Segundo ele, a conjugação de esforços empreendida atualmente nessa área permite uma visão mais otimista, mas é preciso estar alerta e vigilante para evitar retrocessos na legislação ambiental.

No encerramento, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, afirmou que a urgência climática superou a especulação retórica e o prognóstico de um futuro incerto, pois está sendo comprovada empiricamente a cada ano.

INGO WOLFGANG SARLET Consultoria Jurídica

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista