MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Unesco e Instituto Nelson Wilians lançam a Rede Cidadaniar no Brasil
OSC

Unesco e Instituto Nelson Wilians lançam a Rede Cidadaniar no Brasil

A iniciativa visa promover a cultura da legalidade, o senso crítico sobre o Estado de Direito, a equidade de gênero e a educação por todo o país, por meio da capacitação de Organizações da Sociedade Civil.

Da Redação

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Atualizado às 17:12

A Unesco e o Instituto Nelson Wilians (INW), braço social do escritório Nelson Wilians Advogados, lançam nesta sexta-feira (15) a Rede Cidadaniar. A iniciativa é parte do projeto Cidadaniar que, a partir de uma abordagem inovadora de Educação para a Cidadania Global, visa promover a cultura da legalidade, o senso crítico sobre o Estado de Direito, a equidade de gênero e a educação por todo o país, por meio da capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSC). A fase piloto do projeto irá contar com a participação de integrantes de 24 OSCs de vários Estados, como Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Amazonas e do Distrito Federal.

Anne Wilians, presidente do INW, e Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil. (Imagem: Divulgação Nelson Wilians Advogados)

Anne Wilians, presidente do INW, e Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.(Imagem: Divulgação Nelson Wilians Advogados)

"A UNESCO considera a Educação para a Cidadania Global uma abordagem fundamental na promoção do Estado de direito. A ECG é uma poderosa ferramenta que capacita cidadãos de todas as idades a tomarem decisões eticamente responsáveis em suas vidas, baseadas na justiça e nos direitos humanos, possibilitando a construção de instituições confiáveis e sociedades mais resilientes e sustentáveis", ressalta Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil.

A parceria entre o INW e a Unesco é um projeto pioneiro que objetiva promover a cultura da legalidade, capacitando OSCs que constroem e desenvolvem projetos a partir dessa temática para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sobretudo, juventudes, mulheres, migrantes e refugiados. Ao todo serão quatro iniciativas do projeto Cidadaniar: Conteúdo Cidadaniar; Rede Cidadaniar; Capacita Cidadaniar; e, Multiplicadores Cidadaniar.

O evento também faz homenagem ao Dia Internacional da Democracia, comemorado nesta sexta-feira.

"Não há justiça onde há desigualdade. Cada um de nós é responsável por fazer que a nossa sociedade seja mais sustentável, igualitária e inclusiva, para o bem-estar de todos. E isso só é possível com a educação, compreensão do que é cidadania e aplicação, de fato, do Estado de Direito", diz Anne Wilians, presidente do INW.  

Ao todo, o projeto terá duração de cinco anos. A parceria entre o INW e a Unesco nasceu em 2022, quando foi implementado o Projeto Cidadaniar. Definidas as iniciativas, após pesquisas e mapeamentos, estão sendo elaborados os conteúdos para a capacitação de profissionais e beneficiários de organizações sociais.

Nelson Wilians Advogados