MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Igreja indenizará após Valdemiro Santiago chamar grevistas de imundos
Religião

Igreja indenizará após Valdemiro Santiago chamar grevistas de imundos

Empregados da instituição estavam paralisados para protestar contra salários atrasados.

Da Redação

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Atualizado às 15:08

A Igreja Mundial do Poder de Deus foi condenada a pagar indenização de R$ 15 mil por danos extrapatrimoniais a uma empregada que participou de greve. Segundo os autos, durante um culto, o apóstolo e líder da instituição, Valdemiro Santiago, chamou trabalhadores da igreja que estavam paralisados de "pessoas imundas, incrédulas, avarentas e endemoniadas". A paralisação era uma forma de protesto contra salários atrasados. 

A sentença foi proferida pela juíza do Trabalho Fernanda Zanon Marchetti, da 3ª vara de São Paulo/SP, ao concluir que a crença religiosa não pode servir de escusa para agredir pessoas. 

 (Imagem: Reprodução/Instagram/ Apóstolo Valdemiro Santiago)

Durante culto, Valdemiro Santiago teria chamado grevistas de "pessoas imundas, incrédulas, avarentas e endemoniadas".(Imagem: Reprodução/Instagram/ Apóstolo Valdemiro Santiago)

Em depoimento, a testemunha da mulher relatou que as ofensas foram proferidas durante um culto em que estavam presentes milhares de pessoas. Na ocasião, o pastor disse também que "os funcionários que estavam em greve não eram dignos de trabalharem lá, eram ingratos" e que "mandaria todos embora em razão dos grevistas e terceirizaria tudo". 

Na audiência, o preposto da instituição informou que desconhecia tal situação. Sobre isso, a juíza pontuou que ao representante da reclamada "não é facultado desconhecer fato essencial ao deslinde do feito, atraindo, a pena de confissão ficta quanto aos fatos desconhecidos". Assim, considerou que ficou comprovado o insulto descrito.

Na sentença, a magistrada esclarece que "a crença religiosa não pode servir de escusa para agredir pessoas, de forma deliberada, qualificando-as pejorativamente. Palavras impensadas ditas em um púlpito diante de milhares de pessoas (fiéis seguidores), devem ser frontalmente repudiadas pelo poder Judiciário, não se tratando de uma afronta à liberdade religiosa ou controle das pregações, mas de coibir abusos praticados, que poderiam incitar violência na multidão".

Dessa forma, a magistrada condenou a igreja a rescindir indiretamente o contrato com a empregada, bem como pagá-la as verbas rescisórias de direito. Além disso, a instituição deverá pagar R$ 15 mil em indenização por danos extrapatrimoniais.

Leia a sentença.

Informações: TRT da 2ª região

Patrocínio

Patrocínio Migalhas