MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Consumidora superendividada terá novo prazo para quitar dívidas
Endividamento

Consumidora superendividada terá novo prazo para quitar dívidas

Magistrado entendeu pelo parcelamento compulsório dos débitos bancários.

Da Redação

sábado, 30 de setembro de 2023

Atualizado em 26 de setembro de 2023 11:31

Consumidora superendividada terá novo prazo para pagar débitos bancários. Juiz de Direito Bruno Paes Straforini, da 1ª vara Cível de Barueri/SP, entendeu pela necessidade do parcelamento compulsório, pois a consumidora não poderia quitar as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. 

Segundo consta dos autos, a autora da ação, que aufere renda de R$ 7.709,14, tem débitos da ordem de R$ 6.143,94 com instituições financeiras. Considerando-se superendividada, requereu judicialmente a repactuação das dívidas.

 (Imagem: Freepik)

Conforme sentença, consumidora superendividada não poderia quitar débitos sem comprometer mínimo existencial.(Imagem: Freepik)

Em sentença, o juiz entendeu que "o superendividamento da autora é patente, pois se encontra impossibilitada, de maneira manifesta, de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial".

O magistrado considerou que o caso justifica o parcelamento compulsório, com a instauração do processo por superendividamento, repactuação dos vencimentos das dívidas e dilação do prazo para pagamento. 

Assim, definiu o prazo de cinco anos para quitação do débito, sendo a primeira parcela do pagamento devida em 90 dias, contados da sentença, e o restante dividido em parcelas mensais e sucessivas. 

O escritório Cheida, Seixas & Craus Advogados Associados representou a consumidora.

Veja a sentença.

Cheida, Seixas & Craus Advogados Associados

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas