MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Unisa deve reintegrar alunos que simularam masturbação, decide juíza
Ampla defesa

Unisa deve reintegrar alunos que simularam masturbação, decide juíza

Decisão determina que instituição de ensino instaure processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade dos alunos.

Da Redação

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Atualizado em 27 de setembro de 2023 10:01

Juíza Federal da 6ª vara Cível de São Paulo/SP deferiu pedido liminar em mandado de segurança de aluno da Unisa - Universidade Santo Amaro para suspender os efeitos de portaria e resolução que haviam determinado a sua expulsão.

De acordo com a decisão, apesar de ter observado o artigo 67 do Regimento Geral da instituição, o ato praticado foi ilegal, pois violou preceitos da ampla defesa e do contraditório.

Neste mês, repercutiram nas redes sociais vídeos e fotos de estudantes do curso de medicina da Unisa - Universidade Santo Amaro correndo pelados e tocando em suas partes íntimas enquanto ocorria um jogo de vôlei feminino em um evento esportivo. As imagens mostram os alunos de calça abaixada enquanto o time de vôlei feminino da Unisa jogava. O episódio aconteceu em abril deste ano, mas só veio à tona agora.

O estudante ingressou com a ação alegando violação aos princípios constitucionais, uma vez que, segundo ele, sem base em qualquer substrato probatório, foi determinado o seu desligamento da instituição de ensino superior.

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

Alunos simularam masturbação em jogo feminino em evento esportivo.(Imagem: Reprodução/Twitter)

Ao analisar o caso, a juíza Federal ponderou que apesar de as universidades privadas serem dotadas de autonomia para admitir, suspender ou expulsar todo e qualquer aluno que, de forma livre, cabe ao Poder Judiciário analisar se os atos administrativos praticados respeitaram aos princípios da legalidade, da ampla defesa e do contraditório.

"Da análise minuciosa da documentação juntada com a inicial, verifica-se que a instituição de ensino superior agiu sem que antes fosse instaurado procedimento administrativo regular para apuração dos fatos imputados à parte impetrante, em violação aos princípios constitucionais do devido processo legal, contraditório e ampla defesa", destaca.

Com esse entendimento, foi deferida a liminar para suspender os efeitos da Portaria Reitoria 305/23 e da Resolução CONSUN 158/23, determinando a instauração de processo administrativo disciplinar visando à apuração da responsabilidade da parte impetrante em relação aos fatos ocorridos.

A decisão também autorizou o retorno do autor da ação às atividades acadêmicas, com a reposição das aulas e demais atividades não realizadas; e determinou que a Unisa se abstenha de adotar quaisquer medidas punitivas até a conclusão do processo administrativo disciplinar.

  • Processo: 5028059-18.2023.4.03.6100

Informações: TRF-3.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas