MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 reconhece vínculo e rescisão imotivada entre Loggi e entregador
Aplicativo de frente

TRT-2 reconhece vínculo e rescisão imotivada entre Loggi e entregador

Colegiado considerou que atividade do homem durante o trabalho preenche os requisitos para vínculo empregatício.

Da Redação

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Atualizado em 28 de setembro de 2023 09:48

A 4ª turma do TRT da 2ª região reconheceu o vínculo de emprego e rescisão contratual imotivada entre a empresa de logística Loggi e um motociclista. O trabalhador desempenhou suas atividades realizando frete de objetos durante pouco mais de três anos, até ser definitivamente bloqueado pela plataforma.

Segundo os autos, o homem teve que obter inscrição de MEI - microempresário individual para atuar na função, mas exercia todas as funções sob direção da empresa, sendo acionado para entregas de acordo com a localização geográfica. Além disso, atuava com um baú com o logotipo da Loggi, embora tenha tido que pagar R$ 270 pelo instrumento de trabalho.

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

Motociclista obtém reconhecimento de vínculo de emprego com aplicativo de frete.(Imagem: Reprodução/Facebook)

O acórdão considerou que havia na prestação de serviços a pessoalidade, já que o entregador não poderia se fazer substituir por pessoa diversa do cadastro; a habitualidade, pois o labor ocorria de segunda-feira a sábado; onerosidade, por haver remuneração; e subordinação, considerando o monitoramento constante do trabalhador por sistema de geolocalização e o modo totalmente conduzido pela companhia.

"Presentes os requisitos, impera o reconhecimento da relação de emprego", concluiu a desembargadora-relatora Maria Isabel Cueva Moraes.

O acórdão confirmou, ainda, a existência de trabalho em circunstâncias de risco à integridade física do profissional, condenando também a empresa ao pagamento do adicional de periculosidade, com reflexos em outras parcelas salariais.

Veja a decisão.

Informações: TRT da 2ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas