MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A arte de se inspirar: uma semibiografia no Direito"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A arte de se inspirar: uma semibiografia no Direito"

No livro, o autor traz detalhes de sua vida pessoal, revelando como esta se entrelaça à vida profissional.

Da Redação

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Atualizado às 09:35

A obra "A arte de se inspirar: uma semibiografia no Direito" (Amanuense - 152p.) retrata, de forma lúdica e afetiva, a trajetória profissional e acadêmica do autor Gustavo Justino de Oliveira (Justino de Oliveira Advogados), provocando reflexões úteis sobre a construção de carreiras, especialmente no Direito.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

O leitor é assim convidado a pensar nas formas nem sempre óbvias com que as questões privadas afetam as escolhas e destinos de carreira, e vice-versa. Com 32 anos de uma trajetória profissional de destaque, incluindo um amplo histórico de atuação no setor público e privado e produção acadêmica em várias áreas, Justino relata, por meio de sua própria experiência, a realidade de quem vive das leis e da Justiça.

Entre os fatos narrados estão a graduação em Direito, um pouco "por acaso", na UFPR - Universidade Federal do Paraná no fim dos anos 1980; a dedicação à música e a difícil decisão de abandonar um futuro como pianista profissional para tornar-se advogado; o esforço para conciliar estudo com trabalho; a conquista do primeiro lugar no concurso para procurador do Estado do Paraná; e a coragem para, mais tarde, deixar a estabilidade da carreira pública para trilhar caminhos até então incertos como jurista. A conclusão do autor é que, para produzir uma carreira consistente, é preciso, sobretudo, inspiração.

Justino completou 27 anos de magistério em 2023, 15 deles como docente na USP. É sócio fundador do Justino de Oliveira Advogados, escritório focado na solução de conflitos, na arbitragem e no direito público, que comemora seu 25º aniversário no ano que vem.

Nessa trajetória, o jurista seguiu alguns passos que podem ser úteis a cada profissional que esteja trilhando sua carreira. Entre eles, conversar com colegas mais experientes antes de escolher um rumo profissional; renunciar conscientemente a algumas coisas para se atingir outras, mas abrindo espaço, ou "ilhas", para momentos de lazer; comemorar cada conquista e colher os frutos delas, aproveitando ao máximo e divulgando os bons resultados; e dividir com outros o sucesso, reconhecendo expressamente quem participou do processo.

"O livro é para todas e todos se inspirarem. Vai além da narrativa de um ator do direito. Permite-nos reconhecer a importância e a contribuição das pessoas no percurso da vida, que transcorre entre sutilezas, afetos, parcerias e reconhecimentos. O autor valoriza as pessoas e suas potencialidades. Isso torna ainda mais significativa a sua história", afirma Marleth Reis, produtora do projeto editorial do livro. "Muitas são as possibilidades de ler 'A arte de se inspirar', uma delas é pelo olhar: rever e ressignificar a nossa própria história de vida. Se temos consciência, temos escolhas", acrescenta.

"O livro retrata uma trajetória pouco comum na área jurídica, um caminho heterodoxo movido menos pelo pragmatismo e mais pela intuição e pela inspiração. Mas revela também que a intuição só funciona quando você tem uma direção, um norte, ainda que durante o percurso seja necessário remanejar sua rota, repensar, se reinventar", afirma Rodrigo Haidar, editor na Amanuense Livros.

A obra "A arte de se inspirar" traz sugestões de aperfeiçoamento ao modelo de ensino convencional do Direito, baseado em conteúdos, que não dá conta de um mundo complexo e em mutação constante. Justino apresenta como resposta a esse impasse o conceito de "mentoria", pelo qual o aprendizado vem do próprio aluno em interação com quem tem experiência, já fez sua história e passou pelos próprios erros e acertos.

Sobre o autor:

Gustavo Justino de Oliveira é professor de Direito Administrativo da USP e sócio de Justino de Oliveira Advogados.

-----

Ganhadores:

  • Adjane Carlos de Moraes, de Belém/PA;
  • José Carlos Peres Souza, de SP;
  • Karoline Maria Pianezi Pavani Parolin, de Espírito Santo do Pinhal/SP;
  • Régio Pedroso de Moraes, Campinas/SP; e
  • Gabriel Barreto Figueira, de Teresópolis/RJ.

Justino de Oliveira Advogados