MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém pena de ex-auditor fiscal envolvido na "máfia do ISS"
Esquema de corrupção

TJ/SP mantém pena de ex-auditor fiscal envolvido na "máfia do ISS"

Colegiado concluiu que foi comprovada a organização e a atuação dolosa do homem no esquema.

Da Redação

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Atualizado às 14:45

A 6ª Câmara de Direito Público do TJ/SP manteve condenação de ex-auditor fiscal por improbidade administrativa, por participação em esquema de corrupção para liberação de certificado de quitação de imposto para o "Habite-se". O caso ficou conhecido como "máfia do ISS".

Em primeiro grau, quatro acusados foram condenados, solidariamente, à perda dos valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio - total de R$ 112.463,215 -; à perda de eventual de função pública que estejam exercendo; à suspensão dos direitos políticos; ao pagamento de multa civil; e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

A decisão de segundo grau, no entanto, deu parcial provimento ao apelo de um dos acusados para que os valores a serem ressarcidos sejam considerados individualmente, determinação que deve ser estendida aos demais réus.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP mantém pena de ex-auditor fiscal envolvido na "máfia do ISS".(Imagem: Freepik)

Em seu voto, a relatora da apelação, desembargadora Maria Olívia Alves, destacou que o esquema foi reconhecido na esfera criminal. "Restou fartamente comprovada a organização e a atuação dolosa dos requeridos, que se valeram de seus cargos perante a Secretaria Municipal de Finanças, no exercício da função pública, com a finalidade de receber vantagem econômica em troca da redução do montante devido a título de imposto sobre serviço (ISS)", constou no acórdão.

A magistrada também ressaltou que a celebração de acordo de delação premiada se limita à esfera criminal e não possui o condão de afastar a responsabilização pela improbidade administrativa.

"Os benefícios são restritos aos processos criminais mencionados no referido acordo. Assim, embora conste do termo que tal acordo possa ter reflexos nos desdobramentos cíveis, tal circunstância não afasta a possibilidade de responsabilização nessa sede", escreveu a relatora.

A decisão foi unânime.

Máfia do ISS

A Máfia do ISS cobrava propina de empreiteiras da cidade para, em troca, reduzir artificialmente os valores de impostos que essas empresas tinham de recolher aos cofres públicos. 

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas