MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Associação de antigos alunos da USP defende programa Adote um Aluno
Greve USP

Associação de antigos alunos da USP defende programa Adote um Aluno

Grupo de ex-alunos emitiu nota reafirmando independência do programa de auxílio estudantil.

Da Redação

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Atualizado às 14:42

Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo emitiu comunicado oficial a respeito da continuidade e independência de programa "Adote um aluno". Manifestação se deu em resposta a artigo publicado por professores do Largo S.Francisco favoráveis ao movimento grevista que ocorre no campus.

Em nota publicada nesta quinta-feira, 5, a Associação esclareceu o histórico e objetivos do programa "Adote um Aluno", que fornece suporte financeiro de R$ 600 a 130 estudantes em vulnerabilidade, por meio do apoio voluntário de antigos alunos e alunas. 

O grupo de ex-alunos e alunas esclarece que o programa foi idealizado pelo professor Floriano de Azevedo Marques Neto, enquanto diretor da Faculdade, como resposta às limitações de recursos da USP, em 2018, e que o programa é coordenado por docentes, antigos alunos e alunas e pela Diretoria da Faculdade. 

Ainda, explica a associação que o objetivo do programa é fornecer bem-estar e crescimento aos estudantes, não suplantando políticas públicas, mas contribuindo com a permanência, para que os alunos não precisem realizar estágio nos anos iniciais de formação. 

Os antigos alunos que financiam os estudantes, diz a nota, reconhecem no programa uma forma de retribuir à sociedade, facilitando a permanência de jovens talentosos no ensino superior.

Assim, a Associação reputa que "insinuações e eventuais alusões de que um programa genuíno e voluntário como o 'Adote o Aluno' possa seguir uma agenda outra que não o apoio à causa estudantil devem ser veemente rechaçadas, uma vez que, mais do que falsas, chegam a ser ofensivas àqueles e àquelas que às suas próprias custas se dedicam concretamente e com ações efetivas na construção de uma Faculdade de Direito da USP mais diversa e inclusiva sobretudo em um curso que por muito tempo foi elitizado no Brasil".

Afinal, a Associação ressalta que não admite o uso político que vem sendo feito do programa em mídias sociais e que ele não será interrompido, exigindo maior responsabilidade dos envolvidos para evitar a circulação de informações falsas.

  • Veja a nota na íntegra.

 (Imagem: Reprodução/Facebook)

Greve na Faculdade de Direito da USP foi decidida em assembleia estudantil. (Imagem: Reprodução/Facebook)

A greve

No último dia 26, alunos da Faculdade de Direito da USP, em decisão tomada por 630 alunos durante assembleia, aderiram à greve iniciada por estudantes da FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da mesma Universidade.

Entre as demandas dos estudantes de Direito estão: contratação de mais professores, servidores e investimentos na estrutura do campus. Os grevistas também reivindicam o fortalecimento da permanência estudantil. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas