MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF derruba lei do RJ que garantia internet nos túneis do metrô
Operadora de telefonia

STF derruba lei do RJ que garantia internet nos túneis do metrô

Para Moraes, cabe União legislar sobre telecomunicações.

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Atualizado às 14:07

Em decisão unanime, o STF reconheceu a inconstitucionalidade da lei 9.925/22 do Rio de Janeiro, que obrigava as operadoras de telefonia a instalarem repetidores em passagens subterrâneas de trens e metrô para que os usuários do transporte público não tenham o sinal e a internet cortados durante o trajeto pelos túneis.

No julgamento, que ocorreu pelo plenário virtual e se encerrou na última sexta-feira, 6, os ministros seguiram o voto do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

O processo

Na ação, a Acel - Associação das Operadoras de Celulares ajuizou a ADIn 7.404 contra lei do Estado do Rio de Janeiro que assegurava ao consumidor o direito de não ter o sinal de telefonia ou de internet interrompido ao cruzar túneis ou usar o metrô. Para isso, as operadoras tinham de instalar repetidores de sinais nas passagens subterrâneas, nos trens e no metrô, sem ônus ao usuário.

De acordo com a Acel, a lei invadiu competência da União para explorar e legislar sobre telecomunicações (arts. 21 e 22 da CF).

 (Imagem: Alex Almeida/Folhapress)

Decisão acolheu pedido da Associação das Operadoras de Celulares, a Acel.(Imagem: Alex Almeida/Folhapress)

Voto condutor

Ao avaliar o caso, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, entendeu que a lei do Rio de Janeiro foi além do equilíbrio da relação de consumo.

Afirmou que a norma ingressou em definições próprias da legislação que rege os serviços de telecomunicações, "como a regulação de acesso à rede, com a imposição de ajustes técnicos e operacionais que impactam diretamente no contrato de concessão firmado entre empresa prestadora do serviço e Poder Público concedente, no caso, a União".

"Ao compelir as concessionárias a se adaptarem com o propósito de assegurar ao consumidor de serviço móvel de telefonia, o direito de funcionalidade e acesso de dados em passagens subterrâneas de trânsito em qualquer modalidade de transporte, a lei 9.925/22, do Rio de Janeiro, adentra na competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações, em razão de a norma interferir indevidamente na prestação do serviço."

Leia o voto vencedor.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas