MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada ajuíza queixa-crime contra promotor que a chamou de cadela
Ofensa

Advogada ajuíza queixa-crime contra promotor que a chamou de cadela

Em documento, causídica afirma que comportamento de Nascimento “vem na contramão do respeito que todo ser humano deve ter pelo seu semelhante".

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Atualizado em 10 de outubro de 2023 12:25

A advogada Catharina Estrella apresentou queixa-crime por injúria contra o promotor de Justiça aposentado Walber Nascimento, por compará-la a uma cadela durante audiência na 3ª vara do Tribunal do Júri do Amazonas, ocorrida em setembro.

Na queixa-crime enviada à Justiça do AM, a advogada afirma que o comportamento de Nascimento, em ambiente do júri, “vem na contramão do respeito que todo ser humano deve ter pelo seu semelhante, além de se colocar na contramão da luta contra a discriminação de gênero e, obviamente, da tutela da honra”.

“Não se pode aceitar que, em plena época de vívido combate à violência contra a mulher, seja tolerada essa postura, a qual vai além de apenas uma injúria, configurando uma agressão não só à Querelante, mas a todas as mulheres, especialmente às advogadas.”

Ainda no documento, a advogada ressalta que o ex-promotor extrapolou toda e qualquer retórica de plenário.

“[Ele] foi além do abarcado pela imunidade judiciária do art. 142, I, do CP, e pela inviolabilidade do art. 41, V, da lei Federal 8.625/ 03 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), que não podem ser usados como garantia para ofender livremente, sendo evidente que cometeu o crime de injúria.”

A queixa-crime foi promovida pelo criminalista Alberto Zacharias Toron (Toron, Torihara e Cunha Advogados).

Entenda o caso

A advogada Catharina Estrella acusou o promotor de Justiça Walber Nascimento de compará-la a uma cadela durante audiência na 3ª vara do Tribunal do Júri do Amazonas, que aconteceu no dia 12 de setembro.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais, o promotor diz que não ofendeu a advogada, mas que no quesito lealdade, não poderia compará-la a uma cadela, pois o animal seria mais leal. 

"Se tem uma característica que o cachorro tem, Dra. Catharina, é lealdade. Eles são leais, são puros, são sinceros, são verdadeiros. E, no quesito lealdade e me referindo especificamente à vossa excelência, comparar a vossa excelência com uma cadela é muito ofensivo, mas não à vossa excelência, a cadela." 

Após o ocorrido, a advogada apareceu em um vídeo postado no Instagram com o presidente da OAB/AM, Jean Cleuter, e salientou que não precisava passar por isso no exercício da advocacia e que o juiz, ao ver as ofensas, nada fez.

Toron, Torihara e Cunha Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...