MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Demanda predatória: Juíza oficia OAB após 330 ações iguais de advogada
Advocacia

Demanda predatória: Juíza oficia OAB após 330 ações iguais de advogada

Magistrada de Alagoas também exinguiu ação em discussão.

Da Redação

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Atualizado em 10 de outubro de 2023 10:29

Por indícios de litigância predatória, juíza de Direito Paula de Goes Brito Pontes, da vara Única de Murici/AL, extinguiu ação de suposta contratação fraudulenta e oficiou a OAB/AL e MP/AL sobre atuação de advogada que ajuizou 330 processos com a mesma lide no TJ/AL.

Consta nos autos que uma mulher ajuizou ação contra um banco, alegando ter sido vítima de contratação fraudulenta, requerendo a nulidade do contrato, bem como indenização por danos materiais e morais.

 (Imagem: Freepik)

Juíza extingue processo por indício de litigância predatória.(Imagem: Freepik)

Ao avaliar o caso e outras ações em curso, a juíza observou que a advogada que defende a autora protocolou 330 processos sobre a mesma matéria no TJ/AL.

"Constata-se a visível captação ilícita de clientela, falta de consentimento livre e esclarecido do suposto cliente no ajuizamento das ações, utilização indevida do direito de ação, abuso do direito de litigar, irregularidade na confecção dos instrumentos procuratórios, falta de litígio real entre as partes."

Dessa forma, concluiu que a conduta praticada pela patrona da autora é de demanda predatória, prática essa "que deve ser rechaçada pelo juízo, por meio de indeferimento da inicial".

Com isso, a magistrada extinguiu o processo em discussão, além de oficiar a OAB/AL e o MP/AL acerca da atuação da advogada.

O escritório Parada Advogados atua pelo banco.

Leia a decisão.

Parada Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas