MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rede pede que STF prorrogue lei Paulo Gustavo até dezembro de 2024
Prazo

Rede pede que STF prorrogue lei Paulo Gustavo até dezembro de 2024

Segundo o partido, prazo é insuficiente para planejamento e alocação eficiente das receitas previstas na norma, que trata de verbas para o setor cultural.

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Atualizado às 14:47

O partido Rede Sustentabilidade pediu no STF a prorrogação do prazo para execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LC 195/22) até 31/12/2024. A norma dispõe sobre o apoio financeiro da União para garantir ações emergenciais destinadas ao setor cultural em razão da pandemia de covid-19. A ADIn 7.478 foi distribuída ao ministro Luiz Fux.

A legenda explicou que a plataforma governamental para a submissão dos pedidos de recursos só foi aberta em maio de 2023, e os estados, os municípios e o Distrito Federal tiveram até julho para apresentar o plano de ação a ser aprovado pela União, com possibilidade de necessários reajustes. Em seguida, para receber o repasse, era preciso assinar o termo de adesão. Somente após esse trâmite é que se chega à fase de seleção dos agentes da cultura a serem beneficiados, por meio de chamamento público.

 (Imagem: Leticia Moreira/Folhapress)

Rede pede prorrogação do prazo para execução de recursos da Lei Paulo Gustavo.(Imagem: Leticia Moreira/Folhapress)

Cumprimento apressado

Para a Rede, o prazo reduzido para a execução dos valores (31/12/2023) perpetua uma situação de desfavorecimento do setor cultural e ofende o princípio de eficiência administrativa, já que o cumprimento apressado implica o mal uso dos recursos públicos.

O partido ressalta que o setor cultural já manifestou seu descontentamento em relação aos editais de prazo limitado, que acabam inviabilizando a participação dos pequenos produtores, justamente os que mais necessitam dos recursos para retomar sua produção artística.

A legenda observa, ainda, que se os entes federados não conseguirem executar os recursos já destinados na Lei Orçamentária Anual até o prazo atual, eles serão restituídos aos cofres da União.

  • ProcessoADIn 7.478

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA