MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro discute resolução de conflitos para evitar sobrecarga judiciária
Lançamento

Livro discute resolução de conflitos para evitar sobrecarga judiciária

Coletânea reúne visões de 30 autores sobre aspectos polêmicos e novas formas do Direito; lançamento oficial acontece nesta quinta-feira.

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Atualizado às 13:13

O livro "Meios Adequados de Solução de Conflitos", da Editora Almedina, será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 26/10, em evento na sede de São Paulo do escritório Silveiro Advogados. A publicação inovadora reúne a visão de 30 especialistas e teve a coordenação dos advogados Asdrubal Franco Nascimbeni, Christiana Beyrodt Cardoso e Ricardo Ranzolin, sócio da banca.

"A publicação é fruto do encontro de três colegas que aceitaram o desafio de qualificar a doutrina das formas de solução de conflitos. Com um propósito claro, formas alternativas e meios adequados para evitar o acesso ao poder judiciário, algo que é custoso e lento. A obra destaca a importância de pensar em métodos diversificados para abordagens à resolução de problemas judiciais", explica Ranzolin, coordenador da área de Dispute Resolution do Silveiro Advogados.

O livro jurídico visa atingir não apenas os advogados, mas também acadêmicos, juízes, dirigentes de empresas, legisladores e outros agentes sociais. Ao longo de suas 306 páginas, destaca a crescente importância da arbitragem no Brasil, tornando-se um elemento comum em contratos societários, fusões e aquisições.

"Além disso, ressalta a relevância da mediação e conciliação nos tribunais para resolver muitos casos antes de chegar à sentença judicial. A mediação, em particular, está ganhando força no Brasil, com uma abordagem mais estruturada e profunda, capaz de solucionar uma ampla gama de conflitos. Formas híbridas, como o 'Dispute Boards', já são exploradas como ferramentas preventivas em contratos complexos, evitando que os conflitos se agravem", diz o advogado.

 (Imagem: Divulgação)

Ricardo Ranzolin, um dos coordenadores da obra.(Imagem: Divulgação)

Silveiro Advogados