MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: Comissão vai debater obrigatoriedade do diploma de jornalismo
Profissão

Câmara: Comissão vai debater obrigatoriedade do diploma de jornalismo

Em 2009, o STF decidiu que qualquer pessoa, independentemente de formação, pode assumir as funções de jornalista.

Da Redação

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Atualizado às 13:45

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na quinta-feira, 26, para debater a importância da formação superior para o exercício do jornalismo.

  • Confira a lista de convidados para a reunião, que está marcada para as 14 horas, no plenário 11.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Amaro Neto. Ele lembra que o assunto é tema de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 33/09) que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em jornalismo para o exercício da profissão no Brasil.

 (Imagem: Freepik)

Comissão vai debater obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.(Imagem: Freepik)

Decisão do Supremo

Em 2009, o STF decidiu que qualquer pessoa, independentemente de formação, pode assumir as funções de jornalista. A alegação para a não obrigatoriedade é a de que o diploma não é exigido pela Constituição.

"O reflexo dessa decisão foi que muitas empresas passaram a contratar pessoas sem formação, sem projetar as consequências disso para a sociedade", avalia o deputado. "Quando falamos de comunicação e o curso de jornalismo, queremos mostrar que o respeito pelo consumidor de conteúdo deve prevalecer", acrescenta.

Amaro Neto acredita que a formação em jornalismo seja "essencial" para a prática profissional, porque é por meio dela que se aprendem as dinâmicas e os conhecimentos necessários para atuar na área.

"Questões como o domínio das práticas e o estudo da ética são produzidas, refletidas e articuladas na academia, que objetiva formar profissionais para a prestação de serviços de qualidade à sociedade", conclui.

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...