MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PLR Novas e Antigas Controvérsias
Lançamento

PLR Novas e Antigas Controvérsias

Livro será lançado dia 26/10, após o último painel do segundo dia do evento "8ª Jornadas de Debates Contencioso, Tributário, Administrativo e Judicial".

Da Redação

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Atualizado às 13:18

"PLR Novas e Antigas Controvérsias", obra coletiva que traz discussões sobre a Participação nos Lucros ou Resultados, sobretudo a partir da Lei nº 14.020, de 2020, será lançada nesta quinta-feira, dia 26/10.

O livro tem participação de dois profissionais do escritório Demarest Advogados especializados na área Tributária/Previdenciária. O sócio Marcello Pedroso é um dos autores do capítulo "Os Critérios de fixação da PLR" e o advogado Henrique Wagner de Lima Dias escreveu o "Limitação temporal para PLR".

O lançamento será feito após o último painel do segundo dia do evento "8ª Jornadas de Debates Contencioso, Tributário, Administrativo e Judicial", promovido pela Associação Brasileira de Advocacia Tributária - ABAT.  A obra foi coordenada por Halley Henares, presidente da associação, ao lado do professor Carlos Henrique Oliveira e Pedro Ackel.

Segundo os organizadores, dentre as novas discussões trazidas no livro estão temas ainda não aprofundados da doutrina e jurisprudência, como a existência de limitação temporal da PLR; a questão da retroatividade ou ultratividade da regra da MP 905/2019; o pagamento de PLR em ações; a nova regra da comissão paritária; a nova regra da periodicidade de pagamento; quando o acordado prevalece sobre o legislado em relação à PLR; a autonomia para fixação de critérios e metas da PLR.

Os artigos também fazem uma releitura de temas mais antigos, embora ainda não solucionados definitivamente - entre eles, a discussão de contratação de metas de saúde e segurança do trabalho e a contratação da PLR pelos sindicatos de todas as bases territoriais da empresa.

A obra traz ainda assuntos que enfrentaram temas de difícil solução, como a dedutibilidade das despesas de PLR das bases de cálculo do IPRJ /CSLL; a PLR nas estatais e em entidades sem fins lucrativos; quando usar prêmio ou PLR; o pagamento de PLR a contribuintes individuais e as controvérsias na descaracterização da PLR.

O evento "8ª Jornadas de Debates Contencioso, Tributário, Administrativo e Judicial" acontece entre os dias 25 e 27/10, com a participação de juristas, membros da advocacia tributária, da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional), da Receita Federal e dos tribunais superiores. Entre os temas em pauta estão: grandes controvérsias tributárias nos tribunais superiores e administrativos; litigância tributária e meios alternativos de resolução e diminuição da litigiosidade no Brasil; e a força normativa das decisões do Poder Judiciário no atual sistema de precedentes vinculantes.

Além de discutir os impactos desses temas para o ambiente de negócios e meio jurídico, a ideia é também debater as consequências da reforma tributária para o país e para todos os setores da economia.

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Demarest Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA