MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara rejeita exigência de dinheiro lícito para advogado

Câmara rejeita exigência de dinheiro lícito para advogado

Da Redação

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Atualizado às 08:49


Câmara

Exigência de dinheiro lícito para advogado é rejeitada

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara rejeitou, em sua última votação de hoje, o Projeto de Lei 6413/05 (clique aqui), do senador Antonio Carlos Magalhães -PFL/BA, que torna obrigatória a comprovação da origem lícita dos valores pagos a título de honorários advocatícios para uma série de crimes. O objetivo da proposta é combater o crime organizado, evitando que criminosos de alto poder econômico possam pagar advogados caros. O relator, deputado Marcelo Ortiz - PV/SP, apresentou parecer pela inconstitucionalidade e, no mérito, pela rejeição do texto.

Ele alega que o projeto contraria os princípios constitucionais do direito à ampla defesa e da liberdade do exercício profissional. Vários outros deputados manifestarem-se em apoio ao parecer de Ortiz.

Segundo o projeto, sempre que houver suspeita de fraude quanto à origem dos recursos, o juiz pode nomear defensor dativo para o réu e ao mesmo tempo comunicar o fato à OAB e ao Coaf.

O projeto foi arquivado.

__________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista