MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CMA do Senado aprova em turno suplementar projeto que obriga discriminação dos impostos na nota fiscal

CMA do Senado aprova em turno suplementar projeto que obriga discriminação dos impostos na nota fiscal

Da Redação

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Atualizado às 08:49


CMA

Aprovado projeto que obriga discriminação dos impostos na nota fiscal

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle - CMA do Senado aprovou ontem, em turno suplementar, substitutivo ao projeto (PLS 174/2006 - clique aqui) de autoria do senador Renan Calheiros - PMDB/AL que obriga o fornecedor a informar, na nota fiscal, todos os tributos embutidos no preço da mercadoria ou serviço.

Na justificativa do projeto, Renan argumenta que a medida busca a aplicação do dispositivo constitucional que determina, como direto fundamental do consumidor, ser esclarecido sobre os tributos que incidam sobre mercadorias e serviços.

Também em turno suplementar, a CMA aprovou substitutivo ao projeto (PLS 176/05 - clique aqui) de autoria do senador Marcelo Crivella - PRB/RJ, que determina a veiculação de mensagens de advertência sobre a escassez de água em equipamentos de limpeza e embalagens de produtos de limpeza.

O projeto exige que as advertências e mensagens sejam exibidas em dimensão e localização que permitam fácil identificação e leitura. Também os anúncios dos produtos de limpeza serão obrigados a divulgar as mensagens de incentivo ao consumo moderado de água.

Os dois substitutivos, de autoria do senador Leomar Quintanilha - PMDB/TO, foram aprovados sem emendas pela CMA, em caráter terminativo. Se não houver recurso por parte de pelo menos nove senadores para sua apreciação no Plenário, seguirão para a Câmara dos Deputados.

_______________