MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara: Comissão aprova guarda compartilhada de animais após divórcio
Animais

Câmara: Comissão aprova guarda compartilhada de animais após divórcio

Projeto ainda será analisado pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça.

Da Redação

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Atualizado às 13:03

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta pela qual os animais de estimação podem ficar, após a separação, sob a responsabilidade de um ou de ambos os cônjuges (guarda compartilhada), considerando os interesses de cada um deles e dos filhos do casal, além do bem-estar do animal, inclusive quanto à responsabilidade financeira solidária.

A medida consta no PL 1.806/23, que altera o Código Civil. O texto recebeu parecer favorável do relator, deputado Bruno Ganem.

"A possibilidade de guarda compartilhada prioriza o bem-estar do animal de estimação, permitindo que ele mantenha o contato e continue recebendo o afeto de ambos os tutores", defendeu o parlamentar.

Atualmente, em casos de divórcio, os animais domésticos são tratados pela legislação como um bem, ou seja, são equiparados a móveis que possuam o casal. Nos casos em que o animal tenha registro (pedigree), a propriedade pode ser atribuída ao tutor que o registrou. Caso o animal não possua registro, caberá ao juiz decidir, considerando as regras de partilha de bens.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela CCJ - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 (Imagem: Freepik)

Comissão aprova guarda compartilhada de animais domésticos em caso de divórcio.(Imagem: Freepik)

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas