MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caetano Veloso processa internauta que o chamou de "canalha"
Pede danos morais

Caetano Veloso processa internauta que o chamou de "canalha"

O cantor pede indenização de R$ 10 mil por danos morais.

Da Redação

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Atualizado às 16:47

O cantor Caetano Veloso moveu uma ação judicial contra o internauta Daniel Sousa Lima, que acumula mais de 23 mil seguidores em sua conta no Instagram. O jovem fez um post nos stories em que se referiu ao artista como "hipócrita, canalha e oportunista". O processo encontra-se sob análise na 35ª vara Cível do Rio de Janeiro.

Na petição inicial, a defesa alega que o réu, com o intuito de direcionar injúrias e difamações ao cantor, marcou o perfil de Caetano na publicação, deixando clara sua intenção de ofender.

O documento ressalta que quando um perfil de usuário é mencionado em uma postagem, o usuário recebe uma notificação, o que torna a intenção de ofender ainda mais evidente.

 (Imagem: Reprodução)

Postagem feita pelo internauta contra Caetano.(Imagem: Reprodução)

Além disso, a petição argumenta que ao longo de quase seis décadas de carreira, Caetano Veloso utilizou sua arte como uma ferramenta para a construção política do Brasil. Ele foi uma voz ativa e contestadora, especialmente durante os anos da Ditadura Militar, o que resultou em sua prisão e exílio em 1969.

"Assim, o Autor foi - e é - uma das principais expressões da Música Popular Brasileira, propagando sua arte e sua música, atuante na militância em prol dos valores humanos, dos princípios republicanos e democráticos, e em defesa aos direitos políticos. Infelizmente, os insultos aos ideais pelos quais luta o Autor, não cessaram com o advento da redemocratização que pôs fim à época sombria do exílio político."

A defesa também destaca que atualmente Caetano Veloso participa ativamente de debates públicos, expressando suas opiniões de forma engajada e respeitosa, envolvendo-se em diálogos e debates construtivos, mantendo um tratamento educado em todas as interações e incentivando a sociedade a demonstrar solidariedade com os menos privilegiados.

Por todos esses motivos, a defesa argumenta que o réu violou normas constitucionais e legais, atacando a honra do cantor de maneira injusta e desrespeitosa, com a clara intenção de causar danos.

Na ação judicial, busca-se uma indenização de R$ 10 mil por danos morais.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas