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Comércio

Black Friday: Advogada aponta quais cuidados lojistas devem adotar

Ellen Gonçalves ressalta que o consumidor a cada ano está mais engajado, cauteloso e conectado.

Da Redação

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Atualizado às 14:41

A Black Friday se aproxima e, com ela, a expectativa de aumento significativo nas vendas de empresas ao redor do mundo. Um levantamento realizado pela Mfield mostra que a intenção de compra cresceu 32% para a data neste ano, que acontece em 24 de novembro. O dado é uma sinalização positiva para o segmento: 55% dos varejistas acreditam na melhora nas vendas deste ano e apostam em promoções para motivar o brasileiro a comprar. O mesmo estudo indica que 32,8% dos consumidores começam a comparar preços um mês antes do evento, contra apenas 25,1% pesquisam em cima da hora.

"Para este ano, o mercado está otimista muito em razão dos resultados apresentados pelos marketplaces, que têm recebido cada vez mais investimento", destacou Ellen Gonçalves, CEO do PG Advogados, plataforma de serviços jurídicos de São Paulo.

 (Imagem: Freepik)

Black Friday acontece no dia 24 de novembro.(Imagem: Freepik)

Estruturação jurídica para acolher a demanda

O cenário está aquecido e as varejistas já começaram a se estruturar para atender a expectativa dos consumidores, que são altas: há cada vez mais exigência quando se trata de rapidez na entrega e qualidade do serviço.

"As empresas devem estar preparadas para atender as expectativas dos clientes. É preciso fornecer informações transparentes e precisas sobre prazos de entrega, disponibilidade do produto em estoque, informações técnicas e, claro, prontidão para atender dúvidas que possam surgir no meio do processo de compra", destacou Ellen, que é especialista em Direito do Consumidor e Contencioso Estratégico.

Não se trata apenas de gerenciar a logística e os estoques e investir em segurança digital e tecnologia para garantir mais fluidez e praticidade ao consumidor. É preciso pensar nos desafios jurídicos que o período impõe.

"A cada ano o consumidor está mais engajado, cauteloso e conectado. Isso significa que existe mais consciência sobre o que de fato é promoção e o que não é, os direitos garantidos pela lei e, principalmente, seus canais de defesa", explicitou Ellen.

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