MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz nega pedido de recuperação judicial de operadora da Starbucks
Empresarial

Juiz nega pedido de recuperação judicial de operadora da Starbucks

Magistrado observou que a empresa não forneceu os elementos técnicos necessários para justificar a aceitação do pedido de RJ.

Da Redação

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Atualizado às 08:21

O juiz de Direito Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, negou o pedido de recuperação judicial feito pela SouthRock Capital, empresa responsável pela operação das marcas Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, que alega uma dívida de R$ 1,8 bilhão.

Ao indeferir a concessão da tutela antecipada, o magistrado observou que a empresa não forneceu os elementos técnicos necessários para justificar a aceitação do pedido de recuperação judicial, solicitando, assim, uma perícia preliminar na documentação apresentada pela SouthRock Capital.

"Conforme dispõe o art. 51 da Lei nº 11.101/05, a petição inicial do pedido de recuperação judicial deve ser instruída com demonstrações contábeis do balanço patrimonial, de demonstração de resultados acumulados e desde o último exercício social, bem como de relatório gerencial de fluxo de caixa e de sua projeção. Exige-se, ainda, um relatório completo da situação da empresa do ponto de vista econômico e comercial. Tais documentos são essenciais para que o juízo tenha condições iniciais de conhecer as reais condições da empresa devedora, especialmente no que concerne à sua viabilidade financeira, econômica e comercial."

Para conduzir a perícia, o juiz nomeou a empresa Laspro Consultores, com um prazo de sete dias para a apresentação dos resultados preliminares.

Além disso, na mesma decisão, o magistrado recusou o pedido de liminar feito pela SouthRock para suspender o processo de rescisão do contrato de licenciamento exclusivo da marca Starbucks no país. A matriz da cafeteria alegou problemas em relação ao pagamento de royalties.

O juiz argumentou que havia dúvidas sobre a competência da vara de Falência para decidir sobre o assunto e, portanto, optou por negar a liminar, explicando: "Em contratos desse tipo, o término pode ocorrer por vários motivos além da questão de pagamento, incluindo, por exemplo, o cumprimento adequado das diretrizes de qualidade da marca. Assim, mesmo que a discussão sobre a concursalidade dos valores em aberto seja considerada, existem outros aspectos legais que podem levar à vontade da empresa cedente da marca de encerrar o acordo de exploração. Portanto, é uma matéria que deve ser discutida na ausência de cláusulas de compromisso ou eleição de jurisdição em uma das varas empresariais da capital. Além disso, mesmo se a competência desta corte fosse estabelecida, as alegações da requerente eram genéricas e não preenchiam os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil."

 (Imagem: Andre Ribeiro/Futura Press/Folhapress)

Fachada da loja Starbucks, na região da Vila Olímpia zona sul da cidade de SP.(Imagem: Andre Ribeiro/Futura Press/Folhapress)

Recuperação judicial

A operadora da Starbucks no Brasil protocolou o pedido de recuperação judicial na terça-feira, 31, com dívida registrada de R$ 1,8 bilhão. Veja a nota completa da empresa:

Ao longo dos últimos três anos, desde que a pandemia da COVID-19 transformou drasticamente a vida de todos ao redor do mundo, incontáveis empresas, incluindo varejistas, têm sido vistas lutando para manter suas operações. Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.

Neste cenário, a SouthRock segue comprometida a defender a sua missão e seus valores, enquanto entra em uma nova fase de desafios, que exige a reestruturação de seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus Partners (colaboradores), consumidores e as operações de suas lojas.

O processo de reestruturação da SouthRock já começou, com o apoio de consultores externos e stakeholders. Mas, o trabalho deve continuar, então a SouthRock solicitou, hoje, Recuperação Judicial para proteger financeiramente algumas de suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica. Os ajustes incluem a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente.

Estas decisões são tomadas para garantir que a empresa esteja preparada para navegar no atual ciclo econômico, à medida em que reforçam o compromisso da SouthRock com os negócios em curso, com sua responsabilidade social e corporativa e com todas as partes envolvidas em meio à volatilidade do mercado.

Enquanto esses ajustes estruturais são implementados, todas as marcas continuarão operando e entregando os produtos exclusivos e as experiências únicas que cada uma delas oferece aos consumidores que visitam suas lojas todos os dias.

A SouthRock segue comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para criar as condições necessárias para seguir desenvolvendo e expandindo todas as suas marcas no Brasil ao longo do tempo.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...