MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Professora é barrada em fórum do MS por usar short-saia
Barrada

Professora é barrada em fórum do MS por usar short-saia

A temperatura naquela dia alcançava aproximadamente 40 graus.

Da Redação

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Atualizado às 07:45

Na tarde da última quarta-feira, 8, a professora Gicelma Chacarosqui, vinculada à UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, viu-se impedida de ingressar no Fórum de Dourados, localizado no Mato Grosso do Sul, por estar vestindo um short-saia. Seu objetivo era utilizar os serviços disponíveis no terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal, situado nas dependências do fórum. A temperatura naquela data alcançava aproximadamente 40 graus.

Em entrevista ao Estadão, a doutora em Comunicação e Semiótica expressou a sua visão sobre o incidente, enfatizando que "a balança da Justiça pesa de forma desigual para as mulheres". Ela questionou a pertinência dessas normas, indagando até que ponto tais regulamentações são representativas no século 21.

Para contornar a situação, Gicelma viu-se obrigada a adquirir uma calça para cumprir as exigências de vestimenta do fórum. A docente esclareceu que o short-saia que utilizava estava dentro dos padrões usuais, não sendo considerado algo fora do comum ou indecente, e ressaltou ser avó.

O ex-presidente da OAB/MS e ex-deputado Federal, Fábio Trad, também se pronunciou sobre o ocorrido por meio de suas redes sociais, classificando a medida restritiva como "absurda" e "intolerável". Ele destacou a contraditória exigência que impõe às pessoas suportar altas temperaturas, como os 40 graus registrados na sensação térmica, para acessar um espaço público financiado pelos tributos diariamente pagos por cidadãos como Gicelma.

hasIntagram

Patrocínio

Patrocínio Migalhas