MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP mantém condenação por ofensas racistas ao deputado Orlando Silva
Injúria racial

TJ/SP mantém condenação por ofensas racistas ao deputado Orlando Silva

Colegiado entendeu que é inviável a absolvição do acusado, uma vez que materialidade comprova o ato.

Da Redação

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Atualizado às 13:52

A 7ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP manteve decisão que condenou por injúria racial homem que postou mensagem com conteúdo ofensivo em rede social do deputado federal Orlando Silva. 

Consta nos autos que o homem fez postagem na rede social do então candidato a prefeito da cidade de São Paulo, com mais de 130 mil seguidores, com os dizeres "porco, ladrão, rico em melanina".

 (Imagem: Freepik)

Mantida condenação de homem por ofensas racistas contra deputado federal.(Imagem: Freepik)

Na decisão, a relatora do recurso, desembargadora Ivana David, afirmou que a materialidade foi comprovada pelo boletim de ocorrência e demais provas colhidas e que é inviável a absolvição ou desclassificação para o delito de injúria simples, conforme pedido da defesa. 

"Não se perca de vista que o art.140 do CP busca proteger a honra subjetiva de pessoas determinadas, restando evidente o dolo diante do conteúdo discriminatório das ofensas com referência a elementos envolvendo a raça e a cor do ofendido, uma vez que a utilização da expressão 'rico em melanina' se deu logo após o acusado chamar o ofendido de 'porco' e 'ladrão'", afirmou a relatora.

A pena foi alterada para um ano e quatro meses de reclusão, em regime inicial aberto, e mantida a substituição por duas restritivas de direitos: prestação de serviços comunitários e prestação pecuniária no valor de dez salários-mínimos dirigidos à vítima.  

Leia a decisão.

Informações: TJ/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas