MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Carrefour indenizará funcionária demitida após denunciar racismo
Trabalhista

Carrefour indenizará funcionária demitida após denunciar racismo

Para magistrada, demissão após denúncia desestimula o uso do canal interno pelos profissionais da empresa.

Da Redação

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Atualizado às 14:41

Funcionária demitida após denunciar ofensas raciais e xenofóbicas que sofreu de colega de trabalho deverá ser indenizada em R$ 15 mil pela rede Carrefour. Para juíza da 2ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, Sandra dos Santos Brasil, a dispensa gerou presunção de que a denúncia prejudicou a manutenção da funcionária no emprego.

Segundo os autos, a profissional reportou o comportamento inadequado da agressora ao supervisor e ao setor de recursos humanos, mas o problema não foi solucionado.

Apenas após contato com o disque denúncia da empresa é que foi iniciada a apuração dos fatos. Na ocasião, a vítima também registrou boletim de ocorrência por injúria racial.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Consta dos autos que funcionária foi demitida após denunciar racismo e xenofobia no Carrefour.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Responsabilidade civil

Em sentença, a magistrada registrou que o CC reconhece a responsabilidade civil do empregador pelos atos praticados por seus empregados, serviçais ou prepostos, no exercício do trabalho que lhe competir, ou em razão dele.

Embora a companhia tenha negado a ocorrência do ilícito em suas dependências, a investigação ocasionou o término do contrato da agressora, da vítima e de outra empregada que participou das denúncias, observou a juíza.

Além disso, consta da sentença que, em audiência, representante da companhia confessou que, após as apurações, a denunciante teve o contrato rescindido.

Para a magistrada, "o fato de a autora ter sido dispensada gera a presunção de que a denúncia acabou prejudicando a manutenção de seu emprego. Tal circunstância desestimula a utilização do canal disponibilizado pela própria ré a seus empregados".

Veja a sentença.

Informações: TRT da 2ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas