MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ valida execução imediata de pena privativa do colaborador premiado
Corte Especial

STJ valida execução imediata de pena privativa do colaborador premiado

Colegiado acompanhou voto do relator, ministro Raul Araújo, o qual entende que o acordo deve ser cumprido da forma como foi acertado após negociação com o Ministério Público.

Da Redação

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Atualizado às 19:10

Nesta quarta-feira, 23, por 7 votos a 6, a Corte Especial do STJ validou cláusula de um acordo de colaboração premiada que prevê o cumprimento imediato da pena privativa de liberdade após a sua homologação pelo juízo.

No caso em questão, um homem celebrou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público, estipulando uma pena máxima de 15 anos de reclusão a ser cumprida em regime diferenciado. No documento, foi inserida uma cláusula que prevê o cumprimento "imediatamente após a homologação do acordo" e de maneira progressiva.

Sessões anteriores

Em maio, o ministro relator, Raul Araújo votou no sentido de negar provimento ao recurso da defesa. Segundo S. Exa., a forma de cumprimento da pena no caso não se configura como prisão no sentido estrito de reprimenda estatal, mas como uma condição do acordo ao qual o colaborador anuiu. O julgamento foi suspenso na época por pedido de vista do ministro Mauro Campbell.

Em agosto, ao retornar da vista, Campbell inaugurou entendimento divergente e votou pelo provimento do recurso, determinando a suspensão do cumprimento da pena privativa de liberdade pactuada em acordo de colaboração premiada até que seja proferida, em desfavor do colaborador, sentença penal condenatória transitada em julgado. Na ocasião, o tema foi mais uma vez interrompido após pedido de vista da ministra Nancy Andrighi. 

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

STJ: Corte Especial valida execução imediata de pena privativa do colaborador premiado.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Voto-vista

Nesta tarde, ao apresentar voto-vista, Nancy considerou que o acordo da colaboração premiada representa um notável incremento na justiça penal negocial no direito processual penal do país.

Em sua análise, autorizar o cumprimento automático de uma pena privativa de liberdade estabelecida em um acordo jurídico processual, sem produção de prova contraditória e exercício da ampla defesa “é fato que não se adequa ao sistema acusatório e pode ensejar um perigoso retrocesso em matéria de direito penal”.

“Iniciar-se o cumprimento de pena de privativa de liberdade sem sentença condenatório, além de revelar-se contrário aos princípios e regras citados nesse voto, desvirtua a lógica do citado diploma lega, implicando na nulidade da cláusula por ofensa a forma prevista legalmente.”

Assim, S. Exa. acompanhou a divergência para declarar nula a cláusula em questão, ressalvando que tal nulidade não afeta os demais pontos do acordo.

Após o voto-vista, os demais ministros votaram. A ministra Isabel Galloti e os ministros Ricardo Villas Bôas Cueva, Sérgio Kukina, João Otávio de Noronha, Og Fernandes e Herman Benjamin acompanharam o relator. 

Em contrapartida, os ministros Antonio Carlos Ferreira, Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves seguiram a divergência. 

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...