MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PEC do STF: Problema é mais simbólico do que real, afirma Barroso
24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

PEC do STF: Problema é mais simbólico do que real, afirma Barroso

Presidente do STF ressaltou que mudanças quanto a pedidos de vista e cautelares já haviam sido feitas internamente pela Corte.

Da Redação

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Atualizado às 17:08

Para presidente do STF, ministro Luis Roberto Barroso, problema da PEC 8/21 que limita decisões do Supremo é mais simbólico do que real. 

Em entrevista concedida à TV Migalhas, durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, Barroso afirmou que respeita as deliberações do Senado, mas que para o Supremo, havendo tantas outras demandas a serem discutidas, a votação da PEC passa a impressão de que exista algum problema no STF, quando, na verdade, não há.

S. Exa., na oportunidade, também ressaltou o papel do Supremo na defesa da população durante a pandemia e na proteção à democracia. 

Ressentimento

Para Barroso, o STF se "ressentiu" um pouco da providência do Senado, porque no mesmo ano em que o Supremo foi atacado fisicamente, em 8/1, a Casa propôs alterações no funcionamento da Corte.

O ministro acrescentou que, na verdade, não houve um problema de conteúdo da PEC, porque considerou que a própria Corte já havia resolvido essas questões - do prazo para pedido de vista e da necessidade de cautelares colegiadas.

"O problema dessa emenda foi mais simbólico do que real, porque se elegeu como prioritário mexer em um Supremo que eu acho que funciona bem, e tem servido bem ao país", concluiu Barroso.

Independência do STF

Na última quinta-feira, 23, durante a abertura da sessão plenária do Supremo, Barroso havia tecido críticas à PEC. 

O ministro afirmou que as mudanças aventadas pela proposta não agregam à institucionalidade do país e que as instituições não se sacrificam no altar das conveniências políticas.

Para Barroso, portanto, o STF desagradará, inevitavelmente, grupos políticos e sociais. Ainda, sendo um tribunal independente, o ministro ressaltou que o Supremo não disputa simpatia.

O evento

Belo Horizonte é palco, novamente, após 33 anos, do maior evento jurídico do mundo - a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Com o tema "Constituição, Democracia e Liberdades", o evento, que acontece a cada três anos, terá programação variada, composta por 50 painéis e duas conferências magnas, totalizando quase 400 palestrantes nacionais e internacionais.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS