MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/MT denuncia pilotos e controladores de vôo pelo acidente com avião da Gol

MPF/MT denuncia pilotos e controladores de vôo pelo acidente com avião da Gol

Da Redação

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Atualizado às 08:52


MPF/MT

Pilotos e controladores de vôo são denunciados pelo acidente com avião da Gol

Os dois pilotos do jato Legacy e quatro controladores de vôo foram denunciados pelo Ministério Público Federal pelo acidente envolvendo o jato e o boeing da Gol, em setembro de 2006. Todos devem responder na Justiça Federal por expor a perigo aeronave, crime previsto no artigo 261 do Código Penal (clique aqui).

Os pilotos do jato Legacy Joseph Lepore e Jan Paul Paladino e os controladores de vôo Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos Reis devem responder na Justiça por crime culposo. O sexto controlador, Jomarcelo Fernandes dos Santos, denunciado deve responder por crime doloso. Todos os controladores de vôo são sargentos da aeronáutica lotados no Cindacta 1, em Brasília.

De acordo com a denúncia, Jomarcelo praticou uma conduta que caracteriza crime doloso por ter consciência de que a aeronave Legacy estava em nível de vôo incompatível para o trajeto que ela realizava.

Sobre a denúncia contra os controladores de vôo, o procurador explicou que entendeu ser de competência do MPF oferecer a denúncia por não existir crimes com essas características previstos no Código Penal Militar (clique aqui).

O acidente

No dia 29 de setembro de 2006, o avião da empresa aérea Gol fazia o vôo 1907, oriundo de Manaus/AM com destino a Brasília/DF. Ao mesmo tempo o jato executivo Legacy vinha de São José dos Campos/SP em direção a Manaus, onde pousaria para, no dia seguinte, partir rumo ao exterior.

A 37 mil pés de altitude, na região norte de Mato Grosso, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o boeing da Gol provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião. As 154 pessoas a bordo do boeing morreram.

Veja a íntegra da denúncia, clique aqui.

_____________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...