MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empresa de monitoramento não responde por danos causado por furto em loja
Alarme

Empresa de monitoramento não responde por danos causado por furto em loja

Magistrado entendeu que danos foram causados por terceiro, o que rompe o nexo de causalidade entre os danos e os serviços prestados pela empresa.

Da Redação

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Atualizado em 1 de dezembro de 2023 12:27

Empresa de monitoramento de alarmes não deve arcar com danos sofridos por furto em loja de cliente. Decisão é do juiz de Direito Marcelo Stabel de Carvalho Hannoun, da 8ª vara Cível de São Paulo/SP, que considerou a ausência de comprovação de falha na prestação do serviço, bem como a inexistência de um nexo de causalidade.

O proprietário da loja ajuizou uma ação buscando indenização de R$ 1,5 milhão por danos materiais e R$ 100 mil por danos morais, alegando que, mesmo tendo contratado os serviços de monitoramento de segurança da empresa, sua loja ficou sem energia e teve mercadorias e dinheiro furtados.

 (Imagem: Freepik)

Juiz reconhece que a responsabilidade das empresas de monitoramento de alarmes é de meio e não de resultado.(Imagem: Freepik)

Ao avaliar o caso, o juízo entendeu que a responsabilidade pela perda patrimonial, em razão de furto praticado por terceiro, não pode ser atribuída à empresa. 

"Essa falha oriunda do descumprimento de sua obrigação contratual não é suficiente para estabelecer o nexo causal com o dano."

Também afirmou que o sinal de alarme, embora tenha por escopo obstaculizar a ação de criminosos, não é, por si só, medida destinada a impedir o delito, mas de dificultar a ação.

"Ainda que tivesse soado o alarme e sido acionada a segurança pública no momento, não se poderia dizer, de forma segura, que o delito não tivesse se consumado."

Nesse contexto, julgou improcedentes os pedidos, concluindo que uma vez que não ficou comprovada "falha na prestação do serviço e diante do reconhecimento da ausência de nexo de causalidade entre essa suposta falha e o dano causado pelo furto, impõe-se a improcedência da ação".

Os advogados Paulo Araújo e Gabriela Reis do escritório Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados, atuam pela empresa de monitoramento de segurança. 

Veja a sentença.

BARROSO FONTELLES, BARCELLOS, MENDONCA & ASSOCIADOS - ESCRITORIO DE ADVOCACIA

Patrocínio

Patrocínio Migalhas