MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "Ação Popular"

Resultado do sorteio de obra "Ação Popular"

Da Redação

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Atualizado em 28 de maio de 2007 10:12


Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Ação Popular" (502 p), coordenada por Luiz Manoel Gomes Junior e Ronaldo Fenelon Santos Filho e cordialmente oferecida pela Editora RCS.

Sobre a obra:

Nos tempos atuais há uma preocupação legítima no sentido de controlar os abusos dos órgãos estatais, especialmente quando em discussão a proteção do erário e da moralidade administrativa.

As recentes reformas da Constituição Federal, notadamente a Emenda Constitucional 45, inclusive com a criação do Conselho Nacional da Justiça, deixam este aspecto evidente (não se olvidando a discussão sobre a proibição do nepotismo e a limitação do valor dos salários do membros do Poder Judiciário).

O certo é que inviável, constitucionalmente, existir qualquer tipo de função estatal sem controle já que "(...) o exercício do poder estatal, quando praticado sob a égide de um regime democrático, está permanentemente exposto ao controle social dos cidadãos e à fiscalização de ordem jurídico-constitucional dos magistrados e Tribunais. (...)" (STF – AgRg no AgIn n.º 263.664-SP – rel. Min. Celso de Mello – j. 26/9/00 – DJU de 9/2/01)

Uma das formas mais antigas de controle nos autos estatais pelo cidadão é, justamente, a Ação Popular, instrumento poderoso, útil e quando utilizado corretamente, de grande utilidade na defesa da Ordem Jurídica e dos interesses da coletividade.

Conforme apontado por um dos subscritores da presente, isto em sede doutrinária, a Ação Popular é sem qualquer dúvida uma demanda de natureza política (Ação Popular – Aspectos Polêmicos. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p.9), sendo instituto jurídico que tem prestado inegáveis serviços à Nação Brasileira e sempre utilizado nos Estados Democráticos de Direito. No Brasil, aliás, desde a Carta Política de 1934 (art.113, inciso XXXVIII) que se reconhece o valor e a relevância da Ação Popular.

Sobre os coordenadores:


Luiz Manoel Gomes Junior é advogado, Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP, Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Direito da Universidade Paranaense (UNIPAR), dos Institutos Paraibanos de Educação (UNIPÊ), da graduação da Faculdade de Direito de Barretos (FEB) e Coordenador Regional do Exame de Ordem - OAB - Secção de São Paulo.

Ronaldo Fenelon Santos Filho é advogado, Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), presidente do Conselho Diretor da Fundação Educacional de Barretos (FEB) e Professor do Curso de Direito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança (Fafibe) e do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

__________
______________

 Resultado:

  • Laercio Lemos Lacerda, do escritório Allegretti, Grothe Advogados Associados, de Ribeirão Pires/SP

_____________________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista