quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançameno de obra " Curso de Direito Autoral"

Lançameno de obra " Curso de Direito Autoral"

quinta-feira, 14 de junho de 2007


Lançamento de obra

A Editora Del Rey promove o lançamento da obra "Curso de Direito Autoral", de Elisângela Dias Menezes, hoje (14/6), a partir das 18h30 na Livraria Del Rey Contorno, av. do Contorno n.º 4355, São Lucas - Belo Horizonte/MG.

Mais informações (31) 3284-5866.

Sobre a obra:

Em tempos de Internet, MP3, gravadores de DVDs e IPODs, a tecnologia parece estar cada vez mais em descompasso com a lei. Desenhos, pinturas, teatro, cinema, música e demais obras de arte podem circular de maneira absolutamente liberada, por meio dessas mídias? O Direito de Autor, regulado pela lei 9.610 de 1998 garante que não! Todas as obras de arte e cultura são protegidas por meio desse direito e seus criadores têm prerrogativas morais e patrimoniais sobre as obras que são frutos de suas próprias inteligências.

Para garantir os seus direitos, os autores criaram mecanismos ainda pouco difundidos socialmente, mas que vêm ganhando cada vez mais espaço na mídia. O ECAD e o sitema de creative commons são exemplos disso. Isso sem falar nas regras para uso de xérox, para as cópias de toda natureza, transformações e adaptações de originais, bem como para uso de músicas em sonorizações ambientais.

A fim de tornar todo esse conhecimento acessível, de maneira simples e clara, a obra "Curso de Direito Autoral", foi dividida de modo a abordar todos os mais relevantes aspectos autorais, tais como seus princípios, suas especificidades, sua classificação e seus desafios. Questões da atualidade como copyright, pirataria, xerox, plágio, ECAD, dentre outras, são apresentadas de modo compacto e atual.

Recheada de exemplos e quadros esquemáticos, esse é um livro indispensável na biblioteca não só de estudantes e profissionais da área jurídica, mas também dos próprios criadores intelectuais, tais como músicos, atores, escritores, coreógrafos, diretores artísticos e todos aqueles que, ao valorizarem a arte e a cultura brasileira, buscam conhecer a disciplina jurídica dos direitos que protegem as diversas criações intelectuais.

Sobre a autora:

Elisângela Dias Menezes é advogada e jornalista, especialista em Direito Público pelo Unicentro Newton Paiva/ Anamages; mestre em Direito Privado pela PUC Minas; professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social do Centro Universitário Uni-BH; professora de cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação do Centro Universitário UMA; perita Judicial em Direitos Autorais, com registro na Associação dos Peritos Judiciais de Minas Gerais - ASPEJUDI e assistente Técnica da Escola Superior de Advocacia da OAB-MG.Foi Editora-Assistente da Editora Del Rey.

_________


 

 

 

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 28/5/2007 16:18