MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Odisseia do Direito Quântico: o desvendar quântico da Lex Animata"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Odisseia do Direito Quântico: o desvendar quântico da Lex Animata"

A capa do livro, ilustrada por Eduardo Kobra, reflete, nas palavras do próprio artista, as três dimensões dos direitos humanos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Da Redação

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Atualizado às 09:46

A obra "Odisseia do Direito Quântico: o desvendar quântico da Lex Animata", de autoria de Ricardo Sayeg (HSLAW), Willis Santiago Guerra Filho e Wagner Balera, busca estabelecer uma ponte entre a lei, a condição humana e a realidade, em uma época de revolução 5.0, na qual a Inteligência Artificial invade todas as áreas com a proposta mecanizada de eficiência e da alta produtividade. 

 (Imagem: Divulgação)

(Imagem: Divulgação)

Os autores defendem que as normas jurídicas devem ser seguidas, mas sempre considerando a realidade e a condição do ser humano. O desafio de integrar as perspectivas do direito positivo, dos direitos humanos e do denominado "direito realidade" se fazem ainda maiores na era da tecnologia e da aplicação ilimitada do algoritmo. O conceito é inédito e visto como algo inovador no cenário mundial.

Para Ricardo Sayeg, líder do projeto do livro e do grupo de estudos de Direito Quântico da PUC-SP, essa teoria transporta o direito à consciência quântica, já aplicada em diversas outras áreas do conhecimento. Essa nova perspectiva integra conceitos da física quântica para entender e aplicar os princípios jurídicos de forma mais integrada e holística, à luz da ciência moderna.

"A conclusão é a proposta de uma fórmula de direito que se sobrepõe à ideia de perfeccionismo dos algoritmos, um direito mais humanizado. O direito quântico é uma singularidade entre a norma (a lei), a humanização e a realidade. Não renuncia a nenhuma dessas premissas. No meio acadêmico, não existia nenhuma perspectiva nesse sentido até então", destaca Sayeg.

A capa do livro, ilustrada por Eduardo Kobra - artista brasileiro reconhecido mundialmente por seus murais e uma das presenças confirmadas para o lançamento -, reflete, nas palavras do próprio artista, as três dimensões dos direitos humanos: a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Para o artista, o livro defende essas premissas de forma clara, trazendo a mensagem de direitos humanos e de dignidade regendo a singularidade quântica do próprio direito.

Sobre os autores

Ricardo Sayeg é professor livre-docente em Direito Econômico pela PUC-SP. Sócio do escritório HSLAW.

Willis Santiago Guerra Filho é professor titular do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da UNIRIO e livre-docente em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Wagner Balera é professor titular de Direitos Humanos, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e livre-docente em Direito Previdenciário pela da PUC-SP, são renomados especialistas em suas respectivas áreas, combinando décadas de experiência em direito e pesquisa acadêmica. Eles trazem uma perspectiva única e inovadora para o campo do direito, desafiando convenções e propondo novas maneiras de pensar sobre questões jurídicas.

-----

Ganhador:

  • Alexandre André Mónaco Alcántara, de Juiz de Fora/MG.

HSLAW

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA