MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ isenta advogada de multa por abandono de processo
Fim da multa

STJ isenta advogada de multa por abandono de processo

Decisão aplica nova redação do art. 265 do CPP, resultando na proibição da imposição de multa à advocacia.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Atualizado às 11:19

Ministra Daniela Teixeira, do STJ, ratificou decisão que anulou a imposição de multa a uma advogada por abandono de processo. A relatora fundamentou sua decisão na recente lei 14.752/23, que eliminou a multa anteriormente prevista no artigo 265 do CPP.

No caso em questão, o MP/PR interpôs um recurso especial contra a decisão do TJ/PR, que concedeu segurança para evitar a aplicação da multa, originalmente prevista no artigo 265 do CPP, a uma advogada pelo juízo da 2ª vara do plenário do Tribunal do Júri de Curitiba.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Advogada não receberá multa por abandono de processo.(Imagem: Arte Migalhas)

Na decisão monocrática, Daniela Teixeira não admitiu o recurso especial e mencionou a lei 14.752/23, que modificou o CPP e o Código de Processo Penal Militar para regular o abandono do processo por defensores, dativos ou constituídos. A referida norma alterou a redação dos artigos 265 do CPP e 71 do CPPM, eliminando qualquer referência à aplicação de multa por autoridade judiciária a advogados.

De acordo com a nova redação:

Art. 265. O defensor não poderá abandonar o processo sem justo motivo, previamente comunicado ao juiz, sob pena de responder por infração disciplinar perante o órgão correicional competente.

.........................................................................................................

§3º Em caso de abandono do processo pelo defensor, o acusado será intimado para constituir novo defensor, se assim o quiser, e, na hipótese de não ser localizado, deverá ser nomeado defensor público ou advogado dativo para a sua defesa." (NR)

Segundo a ministra, um dos fundamentos para a proposta de alteração legislativa, refletida na lei citada, reside na incompatibilidade do dispositivo com o artigo 6º do Estatuto da OAB, lei 8.609/94, que estabelece a inexistência de "hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público".

"Não havia, portanto, como se admitir que um juiz pudesse aplicar punição à advogado supostamente faltoso, assumindo uma posição de presumida superioridade com relação àquele. Da mesma forma, a multa prevista no antigo art. 265 do CPP se caracterizava como uma violação manifesta ao livre exercício da advocacia, posto que retirava da Ordem dos Advogados do Brasil o dever-poder, personalíssimo, de punir os inscritos em seus quadros (art. 5º, XIII, CF e artigos 34, inciso XI, 44, inciso II, e 70, todos da Lei nº 8.906/1994)."

A relatora enfatizou que a revogação da multa, anteriormente imposta, reitera a importância da advocacia na administração da Justiça, reforçando o preceito constitucional que declara o advogado "indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei" (artigo 133).

Daniela Teixeira também concluiu que o REsp não deve ser admitido devido à alegada violação ao artigo 265 do CPP em relação à imposição de multa. Isso se deve à evidente perda de objeto decorrente da revogação desse dispositivo de lei e, consequentemente, da retroatividade de seus efeitos.

"Não há dúvidas que o dispositivo revogado previa a aplicação de verdadeira pena, sem o devido processo legal e sem assegurar ao profissional o exercício do contraditório e da ampla defesa, conforme art. 5º, LIV e LV, do texto constitucional. Assim, mesmo que a referida multa fosse prevista na legislação processual penal, tinha ela natureza de norma processual mista, ou de conteúdo material sendo, portanto, aplicável o artigo 2º, parágrafo único do Código Penal."

Dessa forma, concluiu a ministra, a revogação da pena de multa aplicada a advogados não apenas foi confirmada, como os efeitos dessa revogação devem retroagir para abranger situações, como a presente, em que foram aplicadas em clara violação das prerrogativas da advocacia e limitação da atuação dos profissionais regularmente inscritos na OAB.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas