MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Prazo prescricional de ação contra CDHU é quinquenal
Prescrição

STJ: Prazo prescricional de ação contra CDHU é quinquenal

Ministro Raul Araújo destacou que, para STJ, prescrição em ações contra estatais de direito privado que atuam em serviços públicos essenciais, sem fins lucrativos, corre em cinco anos.

Da Redação

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Atualizado às 12:34

Entidades da administração indireta com personalidade jurídica de direito privado que atuam na prestação de serviços públicos essenciais, não têm finalidade lucrativa, e não possuem natureza concorrencial, estão sujeitas ao mesmo prazo de prescrição de cinco anos previsto para as pessoas jurídicas de direito público, conforme estabelecido no decreto 20.910/32 e no decreto-lei 4.597/42.

O entendimento foi estabelecido pela Corte Especial do STJ ao negar provimento a embargos de divergência com os quais uma empresa buscava afastar o prazo prescricional quinquenal em ação de indenização contra a CDHU.

Segundo a empresa, a CDHU exerceria atividade econômica lucrativa e, por isso, deveria ser reconhecido o prazo prescricional de dez anos estabelecido no art. 205 do CC.

 (Imagem: Divulgação CDHU/Habitação)

Em embargos, empresa buscava afastar prazo prescricional de 5 anos em ação movida contra a CDHU.(Imagem: Divulgação CDHU/Habitação)

Prescrição distinta

O relator, ministro Raul Araújo, lembrou que, durante algum tempo, prevaleceu no STJ a orientação de que o prazo prescricional quinquenal, previsto no decreto 20.910/32 e no decreto-Lei 4.597/42, aplicava-se apenas às pessoas jurídicas de Direito Público (União, Estados, Distrito Federal e municípios, além das autarquias e fundações públicas), excluindo-se, assim, as entidades de direito privado da administração pública indireta (sociedades de economia mista, empresas públicas e fundações).

Recentemente, contudo, o ministrou destacou que o STJ (a exemplo do AREsp 1.784.065) passou a considerar aplicável, por equiparação, o prazo prescricional de cinco anos no caso de empresas estatais destinadas à prestação de serviços públicos essenciais e que, nessa condição, sejam dedicadas exclusivamente à atividade econômica não lucrativa e não concorrencial.

"Isso porque, conquanto dotadas de personalidade jurídica de direito privado, fazem as vezes de ente autárquico, estreitamente ligados ao ente político ao qual se vinculam e, por conseguinte, devem, em certa medida, receber tratamento assemelhado ao da Fazenda Pública, inclusive relativamente a prazos prescricionais", completou.

Programas habitacionais

No caso dos autos, Raul Araújo comentou que a CDHU, antes uma sociedade de economia mista, foi transformada em empresa pública integrante da administração indireta de São Paulo. Entre as suas atividades, apontou, está a execução de programas habitacionais para o atendimento exclusivo da população de baixa renda.

"Tendo em vista prestar serviço público essencial, de caráter social, relevante e sem fins lucrativos ou regime concorrencial com a iniciativa privada, deve a ora embargada sujeitar-se ao regime jurídico de direito público, sendo-lhe aplicável o aludido art.1º do decreto 20.910/32, submetendo-se, assim, ao prazo prescricional quinquenal", concluiu o ministro.

Veja o acórdão.

Informações: STJ.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas