MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Por indícios de fraude na contratação, seguradora não indenizará cliente
Contrato

Por indícios de fraude na contratação, seguradora não indenizará cliente

TJ/SP entendeu que, identificado que o seguro de automóvel foi contratado por pessoa interposta, não cabe pagamento de indenização por falta de possibilidade de avaliação do risco real.

Da Redação

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Atualizado às 09:35

A 17ª câmara de Direito Privado do TJ/SP entendeu que, no caso de contratação de seguro de automóvel por pessoa interposta de terceiro, não é possível a avaliação real do risco do seguro. Com isso, manteve o entendimento que, nos casos de fraude identificada, fica afastado o dever de indenizar da seguradora.

A autora propôs ação afirmando que teve sua indenização negada sem motivo aparente pela seguradora. Em defesa, e após regulação do sinistro, a seguradora demonstrou diversas irregularidades que apontavam para o vendedor ser o segurado de fato, usando a autora apenas como pessoa interposta da contratação, com o objetivo de impedir uma análise correta do risco.

A desembargadora relatora entendeu que a segurada não cumpriu com seu dever processual de comprovar suas alegações, faltando com a boa-fé inerente ao contrato de seguro, o que permite o afastamento do pagamento da indenização.

"Nesse sentido, a autora não demonstrou a contento ter cumprido os deveres de boa-fé e de veracidade esperados na conclusão e execução do contrato de seguro, sendo que a inexatidão da declaração ou omissão de circunstâncias autoriza a negativa de cobertura securitária, conforme previsto no artigo 765 e 766, caput, do Código Civil."

Diante disso, manteve a sentença proferida, que afastou o dever de indenizar da seguradora, negando provimento ao recurso de apelação.

 (Imagem: Freepik)

Seguradora não tem dever de indenizar em seguro de automóvel caso o segurado seja pessoa interposta de terceiro.(Imagem: Freepik)

Os advogados José Carlos Van Cleef de Almeida Santos, Renata Cristina Pastorino Guimarães Ribeiro e Bruno de Souza Gomes, sócios do escritório Almeida Santos Advogados, representam a seguradora.

Veja o acórdão.

Almeida Santos Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...