MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lula sanciona, com vetos, lei de diretrizes orçamentárias para 2024
LDO 2024

Lula sanciona, com vetos, lei de diretrizes orçamentárias para 2024

Entre os vetos, está um "cronograma" definido pelo Congresso para a execução das emendas parlamentares.

Da Redação

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Atualizado às 15:03

Presidente Lula sancionou, com vetos, lei de diretrizes orçamentárias de 2024. O texto define as diretrizes para a execução do orçamento do ano em curso. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira, 2.

Leia a íntegra da lei 14.791/23.

 (Imagem: PAULO BOMTEMPO/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Lula sanciona lei de Diretrizes Orçamentárias com déficit zero para 2024.(Imagem: PAULO BOMTEMPO/Agencia Enquadrar/Folhapress)

Dentre as sanções, o presidente aprovou trecho da lei que prevê meta de déficit fiscal zero para 2024, ou seja, o governo não poderá gastar mais do que arrecada. No ato, Lula também aprovou regras para a destinação de emendas parlamentares e teto para o Fundo Eleitoral de 2024.

Entre os vetos, inclui-se a obrigação de a União efetuar o pagamento das emendas parlamentares destinadas a entes federados nas áreas de saúde e assistência social até o primeiro semestre de 2024. O presidente justificou o veto argumentando que essa determinação aumentaria a "rigidez na gestão orçamentária e financeira, dificultando a administração das finanças públicas".

Aprovado pelo Congresso, uma das regras do texto prevê prazos para a liberação das emendas individuais e de bancadas estaduais, que têm caráter impositivo, ou seja, de pagamento obrigatório. Quanto à questão, Lula vetou o trecho que obrigava a reserva de recursos em até 30 dias após a divulgação das propostas.

"O prazo de 30 dias para empenho poderia conflitar com a sistemática de execução das despesas orçamentárias, que varia de acordo com cada modalidade de execução e contratação, e requer o cumprimento de etapas regulares no âmbito dos processos administrativos. Portanto, depende de eventos que não necessariamente se concretizam nesse lapso temporal."

Confira íntegra dos vetos. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas