MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco indenizará correntista que teve conta encerrada sem aviso prévio
Prestação de serviço

Banco indenizará correntista que teve conta encerrada sem aviso prévio

Colegiado pontuou que a instituição não comprovou que prestou informação clara e adequada ao consumidor sobre os motivos do encerramento da conta, tampouco disponibilizou meios para o saque dos valores depositados.

Da Redação

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Atualizado às 12:59

A 2ª turma Cível do TJ/DF manteve decisão que condenou, por unanimidade, um banco a indenizar correntista que teve conta encerrada sem prévia comunicação. A decisão determinou o reestabelecimento provisório da conta do cliente para que ele possa sacar os valores. Além disso, o correntista será indenizado no valor R$ 2 mil, por danos morais.

O homem relata que é cliente do banco e que teve sua conta encerrada de forma unilateral. Ele alega que o banco reteve a quantia que ele tinha em sua conta corrente e condicionou o saque do valor à eventual ordem judicial. Nesse sentido, como estava impossibilitado de movimentar o dinheiro, relata que acionou a Justiça para requerer a restituição do valor, bem como indenização por danos morais.

A instituição financeira argumenta que não houve falha na prestação dos serviços, já que o banco possui direito de rescindir contratos, conforme a sua conveniência e necessidade. Sustenta que agiu no exercício regular de direito, uma vez que fez a devida notificação prévia no endereço informado. Por fim, o banco ainda defende que, de acordo com o Banco Central, a comunicação prévia só é obrigatória em caso de constatação de irregularidades graves na conta do correntista e que não houve incidência de danos morais, pois os valores foram creditados na conta de origem do autor.

 (Imagem: Freepik)

A insituição financeira indenizará o correntista no valor R$ 2 mil, por danos morais.(Imagem: Freepik)

Ao julgar o caso, a turma esclarece que, de acordo com o Bacen, a comunicação prévia da intenção de rescindir o contrato deve conter a situação que motivou a rescisão e estipular prazo para eventual regularização da pendência. Dessa forma, para o colegiado a comunicação realizada por e-mail, enviado após o encerramento da conta, não cumpre os requisitos do Bacen.

Por fim, o colegiado pontua que o banco não comprovou que prestou informação clara e adequada ao consumidor sobre os motivos do encerramento da conta, tampouco disponibilizou meios para o saque dos valores depositados. Assim, "a ausência de informação ao consumidor e dos motivos relevantes que deram causa ao encerramento da conta, além da comprovação de que o consumidor utilizava a conta encerrada para recepção de seu salário e os demais abalos derivados da abrupta ruptura do vínculo negocial subsidiam a reparação por dano extrapatrimonial", concluiu o relator.

Confira aqui a decisão.

Informações: TJ/DF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas