MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz autoriza pet a transitar de coleira em condomínio junto com tutor
Animal

Juiz autoriza pet a transitar de coleira em condomínio junto com tutor

Magistrado também condenou o edifício ao pagamento da quantia de R$ 2 mil a título de danos morais.

Da Redação

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Atualizado às 16:37

O juiz da 5ª vara Cível de João Pessoa/PB, Onaldo Rocha de Queiroga, determinou o livre acesso de um cão, da raça beagle, devidamente acompanhado de seu tutor e com coleira, pelas áreas comuns de um condomínio, bem como condenou o edifício ao pagamento da quantia de R$ 2 mil a título de danos morais.

O condomínio alegou, na ação, que, de maneira arbitrária e deselegante, o tutor entendeu por bem transitar com seu pet pela área social do edifício, vindo a infringir as regras da boa convivência, sem qualquer informação prévia à direção do condomínio.

O tutor, por sua vez, afirmou que as proibições contidas na convenção (artigo 42) e Regimento Interno do Condomínio (artigo 51) estão em desacordo com a lei e a jurisprudência dominante, bem como ressaltou que o cãozinho é dócil, vacinado e em momento algum ofereceu agressividade para com os demais moradores.

 (Imagem: Pixabay)

Justiça determina que pet pode transitar dentro de condomínio acompanhado do tutor e com coleira.(Imagem: Pixabay)

"O regulamento interno do condomínio pode e deve possuir um bom suporte, com normas claras e amplamente divulgadas", disse o magistrado. 

O juiz destacou, ainda, que o STJ definiu que, em regra, condomínios não poderão mais proibir que moradores criem animais em seus apartamentos. "Tal veto seria válido apenas na hipótese de o animal apresentar riscos à saúde, higiene e segurança de outros condôminos", enfatizou Onaldo Queiroga.

Sendo assim, o magistrado entendeu que o pet, acompanhado de seu tutor, segundo suas conveniências e interesses, condicionados às normas de boa vizinhança, poderá usar as partes e coisas comuns de maneira a não causar dano ou incômodo aos demais moradores, nem obstáculo ou embaraço ao bom uso das mesmas partes por todos.

"Nesta moldura, entendo que o trânsito do animal, conduzido pelo seu dono, nas áreas comuns do condomínio derrui à probabilidade de causar riscos à integridade física dos demais moradores", destacou o juiz.

Quanto ao dano moral, o julgador ressaltou que o tutor restou impedido de transitar com o seu animal, em virtude de regras abusivas e desarrazoadas impostas pelo condomínio.

Veja a sentença.

Informações: TJ/PB.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas