MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP terá concurso só para mulheres para cumprir regra de gênero
Paridade na Justiça

TJ/SP terá concurso só para mulheres para cumprir regra de gênero

Primeiro edital exclusivo para candidatas se baseia na resolução do CNJ que busca aumentar representação feminina.

Da Redação

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Atualizado às 12:26

O TJ/SP aprovou, nesta terça-feira, 16, a abertura do primeiro edital para promoção de juízes de carreira por merecimento para a 2ª instância (desembargadora) a partir de uma lista exclusiva de mulheres. A decisão inédita partiu do Conselho Superior da Magistratura da Corte e foi publicada no DJE nesta quarta-feira, 17.

O concurso acontece nos termos da resolução (525/2023do CNJ aprovada, em setembro de 2023, para atender o objetivo de igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres no acesso aos Tribunais. A vaga a ser ocupada é decorrente da aposentadoria do desembargador José Tarciso Beraldo, em 8 de janeiro.

Na mesma sessão, foi aprovada abertura de concurso para um cargo de desembargador para substituir o magistrado Gil Ernesto Gomes Coelho, que se aposentou em 6 de dezembro.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Edital inédito cumprirá a nova resolução do CNJ para atingir paridade de gênero no Judiciário brasileiro.(Imagem: Arte Migalhas)

Resolução do CNJ

A partir deste mês, as vagas para magistrados de carreira na 2ª instância dos tribunais serão preenchidas de acordo com a resolução do CNJ, que estabelece alternância de gênero para as promoções por merecimento.

O conselho notificou os Tribunais de Justiça estaduais, a Justiça Federal e a do Trabalho sobre a aplicação da norma aprovada em setembro. As cortes eleitorais e militares, com regras específicas de composição, não são afetadas pelo texto.

A ação afirmativa será aplicada em cortes com menos de 40% de magistradas de carreira na 2ª instância até atingir a paridade.

Leia o edital.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...