MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-mulher e esposa têm direito a cotas iguais de pensão de militar
Previdenciário

Ex-mulher e esposa têm direito a cotas iguais de pensão de militar

TRF da 1ª região entendeu que ambas concorrem em igualdade de condições.

Da Redação

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Atualizado às 12:10

A 1ª turma do TRF da 1ª Região, por unanimidade, deu provimento ao recurso da ex-mulher de um militar falecido para determinar que a cota-parte da pensão por morte instituída em favor da ex seja mantida no percentual de 50%, o mesmo da última esposa.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Ex-mulher e esposa de militar falecido têm direito à mesma cota-parte de pensão, decidiu o TRF da 1ª região.(Imagem: Arte Migalhas)

O relator, desembargador federal Gustavo Soares Amorim, explicou que, "a partir do óbito, a ex-mulher concorre em igualdade de condições com a companheira e o benefício será rateado em partes iguais". O magistrado declarou que a apelante sustenta a situação de dependência, necessária à obtenção do benefício. 

A concessão de pensão por morte rege-se pelo princípio do "tempus regit actum", isto é, pela lei vigente na data de falecimento do instituidor - no caso, em 2015.

O benefício pressupõe: a) óbito do instituidor que mantinha a condição de segurado; b) qualidade de dependente; e c) dependência econômica (art. 7º da lei 3.765/60). 

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas