MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano negou cirurgia de redesignação de sexo? Advogada dá orientações
Dia Nacional da Visibilidade Trans

Plano negou cirurgia de redesignação de sexo? Advogada dá orientações

Operadoras de planos têm a obrigação de realizar o procedimento, segundo decisão da 3ª turma do STJ.

Da Redação

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Atualizado às 12:00

Celebrado na data de 29 de janeiro, o Dia Nacional da Visibilidade Trans traz atenção para a busca de diversos direitos para a comunidade. A conquista mais recente foi o direito de realizar a cirurgia de redesignação sexual, por meio do plano de saúde.

A decisão foi da 3ª turma do STJ a qual deliberou, por unanimidade, que as operadoras de planos de saúde têm a obrigação de custear cirurgias de transgenitalização e de plástica mamária com implantação de próteses para mulheres transexuais. 

A votação levou em consideração que os procedimentos necessários para a redesignação sexual são reconhecidos pelo CFM como processo de afirmação de gênero, do masculino para o feminino, e, também, foi incorporado pelo SUS com indicação para o processo transexualizador. 

 (Imagem: Bigstockphoto)

Especialista explica o que deve ser feito caso haja a recusa na cirurgia de redesignação sexual pelo plano de saúde.(Imagem: Bigstockphoto)

Para o colegiado votante, a cirurgia de transgenitalização e a implantação de próteses mamárias não são considerados procedimentos estéticos ou experimentais e sim incluída no conceito de saúde integral do ser humano, enquanto medida de prevenção ao adoecimento, decorrente do sofrimento causado pela incongruência de gênero, pelo preconceito e pelo estigma social vivido por quem experiencia a inadequação de um corpo masculino à sua identidade feminina. 

Por isso, caso haja a recusa do plano na realização do procedimento, o interessado deve recorrer à Justiça, explica Maria Paula Rabêlo, advogada da área Contencioso Cível Estratégico, em Martorelli Advogados.

“O plano de saúde é obrigado a custear as cirurgias de transgenitalização e de plástica mamária com implantação de próteses para mulheres transexuais, e qualquer negativa neste sentido é considerado um ato ilegal e abusivo, na medida em que está restringido o próprio direito fundamental à saúde das pessoas transexuais, momento em que o segurado, deverá de imediato, recorrer à Justiça para a liberação da cirurgia, além de poder pleitear indenização por danos morais”. 

Assim, o processo de mudança de gênero é entendido como um conjunto de procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados no âmbito do atendimento de pessoas transexuais ou com incongruência de gênero, no intuito de abarcar a saúde integral do ser humano e é disciplinado pela portaria GM/MS 2803/13 e pela resolução CFM 2265/19

Maria Paula ressaltou também que as cirurgias de adequação de gênero são intervenções médicas seguras e legítimas, realizadas por médicos especializados, que têm como objetivo auxiliar pessoas transexuais a alinharem seus corpos com a sua verdadeira identidade de gênero, fundamentais para a saúde física e mental, além de serem decisivas para ajudá-las a se sentirem mais confortáveis e conseguirem se enxergar em sua plenitude.

"Vale destacar que, nos termos da legislação, antes da realização da cirurgia, a pessoa transexual deverá ser acompanhada por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar que incluirá psiquiatra, endocrinologista, ginecologista, urologista e cirurgião plástico. E, após a comprovação de que os pacientes se encontram preparados para o procedimento cirúrgico, os médicos responsáveis por este acompanhamento darão os respectivos laudos médicos necessários para o processo de liberação."

Martorelli Advogados

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...