MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF-1: Banco não responde por saque em conta de beneficiário falecido
Benefício previdenciário

TRF-1: Banco não responde por saque em conta de beneficiário falecido

Colegiado considerou que após o óbito do titular, não é do banco a responsabilidade pelas informações pertinentes para fins de interrupção do pagamento, mas sim do cartório de registro civil.

Da Redação

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Atualizado às 13:04

No julgamento da apelação interposta pelo INSS contra a sentença que julgou improcedente o pedido de ressarcimento de valores de benefícios previdenciários depositados após o falecimento do segurado e indevidamente sacados por terceiros, a 6ª turma do TRF da 1ª região negou a apelação do INSS da sentença que julgou improcedente o pedido por não ter sido comprovado o descumprimento de nenhuma obrigação pela instituição financeira. 

No caso, o INSS creditou na conta bancária os valores do benefício previdenciário após o óbito do beneficiário, e o banco autorizou o saque indevido da verba apropriada indevidamente por terceiros não identificados. No processo, não ficou comprovado ato ilícito pelo banco.

A relatora, desembargadora federal Kátia Balbino, explicou que "cabe ao INSS o creditamento do benefício e, após o óbito do titular, não é do banco a responsabilidade pelas informações pertinentes para fins de interrupção do pagamento, mas sim do cartório de registro civil, que deve fazer a respectiva comunicação ao ente previdenciário"

Por fim, no voto, a magistrada concluiu que a prova documental comprova falha no sistema de controle de óbitos - diante da possível ausência de notificação dos óbitos, pelo cartório de registro civil de pessoas naturais ou, até mesmo, de o INSS ter negligenciado tais informações em seus registros eletrônicos.

Segundo a relatora, "demonstrada a ausência de responsabilidade da instituição financeira no evento danoso, mostra-se indevida a pretensão indenizatória contra ela"

Assim sendo, a 6ª turma, por unanimidade, negou provimento à apelação.  

 (Imagem: Freepik)

TRF-1: Banco não responde por saque em conta de beneficiário falecido.(Imagem: Freepik)

  • Processo: 0003900-03.2017.4.01.3307 

Informações: TRF da 1ª região.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...