MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL permite que profissionais não inscritos na OAB integrem sociedade de advogados
Estatuto da Advocacia

PL permite que profissionais não inscritos na OAB integrem sociedade de advogados

Texto define que sociedade simples de advogado deverá ser constituída por no mínimo dois sócios inscritos na OAB.

Da Redação

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Atualizado às 18:39

O PL 3.985/23 altera o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94) para permitir que bacharéis em Direito e outros profissionais com curso superior integrem as sociedades de advogados, desde que exerçam atividade correlata com os serviços de advocacia prestados.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada pelo deputado Luis Tibé.

Ele considera que há uma tendência crescente de escritórios de advocacia assumirem a forma de uma sociedade civil com infraestrutura multidisciplinar, prestando assistência jurídica global e necessitando de conhecimentos técnicos de outras áreas estranhas ao campo do Direito, mas relacionadas ao exercício da advocacia.

"A legislação vigente veda que outros profissionais integrem as sociedades de advogados, ainda que os seus serviços contribuam para a melhor prestação dos serviços. Essa lacuna gera injustiça e uma defasagem na entrega do serviço de advocacia", avalia Tibé.

"Hoje, os profissionais que não possuem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil não podem integrar as sociedades, e isso impede que os grupos tenham profissionais de outras áreas técnicas."

O projeto proíbe expressamente serviços estranhos à advocacia pelas sociedades de advogados e ainda que pessoa não inscrita na OAB exerça atividades privativas da advocacia ou atue como administrador da sociedade.

O texto define ainda que a sociedade simples de advogado deverá ser constituída por no mínimo dois sócios inscritos regularmente na OAB.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 (Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Folhapress)

Projeto tramita na Câmara dos Deputados.(Imagem: Ton Molina/Fotoarena/Folhapress)

Informações: Agência Câmara de Notícias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas