MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. É nula cláusula que prevê remuneração de encargos contratuais pelo CDI
Bancário

É nula cláusula que prevê remuneração de encargos contratuais pelo CDI

Na decisão, a juíza citou a Súmula 176, do STJ.

Da Redação

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Atualizado às 09:55

Em decisão liminar, a juíza de Direito Gioconda Fianco Pitt, do Núcleo PROGRAM Bancário de Justiça 4.0 do RS, concluiu que cláusula que prevê a remuneração dos encargos contratuais pelo CDI, divulgado pela Cetip, é nula de pleno direito na medida em que sua incidência já foi afastada do ordenamento jurídico pela Súmula 176 do STJ.

No caso em tela, a parte autora requereu a manutenção da taxa de juros pactuada, mas o afastamento do CDI/Cetip.

Em uma análise preliminar, a magistrada destacou que o contrato em exame contém estipulação expressa de remuneração pela variação do CDI divulgado pela Cetip, somada, ainda, aos juros remuneratórios à taxa efetiva anual, para o período de normalidade do contrato, e somada aos juros moratórios à taxa efetiva anual, para o período do inadimplemento.

"Em juízo precário se faz presente a abusividade reclamada haja vista que a cláusula que prevê a remuneração dos encargos contratuais pela CDI, divulgada pela Cetip é nula de pleno direito na medida em que sua incidência já foi afastada do ordenamento jurídico pela Súmula 176 do STJ: É nula a cláusula que sujeita o devedor à taxa de juros divulgada pela ANDIB/Cetip."

Assim sendo, deferiu a tutela para determinar: (i) a expedição de ofício à instituição financeira determinando a readequação do valor da parcelado; (ii) a proibição da ré de cadastrar a parte autora como inadimplente em razão do contrato objeto da lide.

 (Imagem: Freepik)

É nula cláusula que prevê remuneração de encargos contratuais pelo CDI.(Imagem: Freepik)

O escritório Cheida, Seixas & Craus Advogados Associados atua no caso.

  • Processo: 5004921-16.2023.8.21.0109

Veja a decisão.

Cheida, Seixas & Craus Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA