MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cuida, pai! Conheça dr. João Neto, criminalista que viralizou na internet
Entrevista

Cuida, pai! Conheça dr. João Neto, criminalista que viralizou na internet

Colecionando 1,7 milhão de seguidores, o advogado como sua atividade no Instagram virou um trabalho e a que atribui o sucesso nas redes sociais.

Da Redação

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Atualizado às 12:08

Quem usa o Instagram já deve ter se deparado com algum post do advogado João Neto"Cuida, pai" é apenas um dos vários bordões usados pelo criminalista, que tem se popularizado nas redes sociais. Dr. João Neto viralizou por responder, às vezes de forma polêmica, a perguntas envolvendo Direito Penal.

"Se você matou alguém, você vai responder por homicídio. [...] Contudo, se você for meu cliente, não vai dar nada, porque cliente meu não mata ninguém."

Curiosos em conhecer mais sobre essa figura peculiar, Migalhas o entrevistou. Conheça o advogado, e divirta-se:

Natural de Salvador, João Neto já foi comerciante e policial militar, mas conta que o gosto pelo Direito surgiu aos 13 anos, quando, vítima de racismo por seguranças das Lojas Americanas, decidiu ler o ECA para conhecer seus direitos.

Hoje, João Neto tem 1,7 milhão de seguidores no Instagram, seus vídeos chegam a 11 milhões de visulizações, e a rede social se tornou um trabalho. Mas ele garante: a advocacia ainda é seu carro-chefe.

hasIntagram

Quando perguntamos a que João Neto atribui tanta popularidade, ele conta o segredo: acessibilidade. O doutor dispensa paletó e gravata, e tira dúvidas de forma simples e popular.

"Tento transmitir isso de forma engraçada, descontraída. E está dando sucesso. Acaba agradando."

hasIntagram

No perfil do advogado, até orientações sobre Direito de Família é possível encontrar:

hasIntagram

Em uma história curiosa, João Neto narra que as dificuldades do início da profissão o levariam a buscar um encontro com o então presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa - um dos pouquíssimos ministros negros que integraram a Suprema Corte.

Neto afirma que Brasil ainda é um país muito racista. "Todo dia sou discriminado. Se estou de paletó em frente a um estabelecimento, sou segurança. Se em outro lugar, pastor. Nunca me confundem com advogado, promotor, delegado, juiz." Ele conta como faz para driblar essas situações.

"Faço look do dia. Olha que negro massa. (...) Esses dias um rapaz me ligou: 'me chamam de preto, macaco'. Eu disse: venha cá, você é branco? Então, não se ofenda. Segundo a ciência, viemos dos macacos. Então, não se ofenda. Faça seu papel, divulgue seu trabalho."

Aos migalheiros, ele dá a dica: "pega essa visão do doutor, o caminho é o estudo, pai".

"O doutor já passou fome, foi despejado, foi desempregado, convidado a roubar. Mas optou em estudar, e foi a melhor opção que eu tive. Quando você detém conhecimento, você abre portas, escancara. Então pegue a visão do dr. João e estude. Se você não estudar, vai tomar no coco e no relógio. Sem falar que a vida é só é dura pra quem é mole. Cuida, pai!"

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas