MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vivacqua Advogados fortalece estratégia de expansão com dois novos sócios
Crescimento

Vivacqua Advogados fortalece estratégia de expansão com dois novos sócios

Juliana Monteiro será responsável pela área trabalhista e Aquiles Castro Junior entra como responsável pela área internacional.

Da Redação

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Atualizado às 08:23

O escritório Vivacqua Advogados, em linha com a estratégia de atuação full-service e multidisciplinar, anuncia hoje, 26/2, o ingresso de dois novos sócios: Juliana Monteiro, reforçando a área trabalhista, e Aquiles Castro Junior, criando a área internacional.

 (Imagem: Divulgação Vivacqua Advogados)

Juliana Monteiro e Aquiles Castro Junior são os novos sócios do Vivacqua Advogados.(Imagem: Divulgação Vivacqua Advogados)

A nova sócia responsável pela área trabalhista, Professora Juliana Monteiro, possui mais de 24 anos de experiência na área trabalhista consultiva e contenciosa, no Brasil e no exterior, e vai servir para fortalecer ainda mais a elaboração de soluções jurídicas para os âmbitos contencioso, consultivo e em diligências e investigações.

Juliana, atualmente doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é mestre em Direito pela UNESA e autora de diversas obras jurídicas. Foi professora universitária e em cursos preparatórios para a prova da OAB e concursos públicos por mais de 18 anos, nas disciplinas de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Prática Jurídica. Atualmente, Juliana ministra palestras e aulas em cursos de Pós-Graduação e Mestrado, no Brasil e no exterior.

Aquiles Castro Junior, que entra na sociedade como sócio responsável pela área internacional do escritório, é membro do Conselho Editorial do International Journal of Education and Research. Com mais de 24 anos de experiência, passou por escritórios e empresas de grande porte como a Petrobrás e atualmente ministra palestras e aulas em cursos de pós-graduação, Mestrados e Doutorados.

Atualmente fazendo doutorado em sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Aquiles é graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, possui pós-graduação em Direitos Humanos pelo IGC/Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ricardo Vivacqua, sócio-fundador da Vivacqua Advogados, comemora a chegada dos novos sócios dizendo, "eles tem  muito a acrescentar ao escritório, pois tem crescido muito a demanda de serviços na área trabalhista e internacional."

Para Ricardo o aumento da procura de serviços relacionados a área trabalhista se deve ao atual momento, onde as recuperações judiciais registram alta de 68,7% em 2023 na comparação com 2022 e aos pedidos de falência que em dezembro de 2023 chegaram a 983, como apurado pela Serasa Experian, enquanto o crescimento da procura de serviços por brasileiros residentes no exterior ocorre em função do aumento do número de brasileiros morando fora do Brasil, que em 2022 atingiu 4,6 milhões, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Juliana acredita que o maior volume de serviços virá da área consultiva, pois as empresas têm que atuar dentro dos novos parâmetros legais, principalmente na conscientização da importância da prevenção de demandas contenciosas e ajustar suas normas e práticas de ESG como prioridade para o ano de 2024. A adoção de medidas de combate ao assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho são bons exemplos dos trabalhos a serem implementados.

Aquiles lembra que a necessidade da contratação de profissionais especializados em advocacia internacional, passa por todo o consultivo, due diligence, compliance e atuação efetiva no planejamento imigratório, obtenção de vistos, regularizações, reconhecimento de sentenças estrangeiras, processos de cidadania, bem como pela salvaguarda e manutenção das obrigações da vida civil, trabalhista, penal e tributária do imigrante no exterior e em seu país de origem - por exemplo, o brasileiro deve, mesmo ausente do país, continuar a observar e cumprir com questões tributárias e patrimoniais.

"O ano de 2024 promete muitas mudanças." diz Ricardo, sócio fundador da Vivacqua Advogados.

Vivacqua Advogados